TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Alcool

Resenha: Alcool. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/6/2014  •  Resenha  •  371 Palavras (2 Páginas)  •  241 Visualizações

Página 1 de 2

Álcool

Origem: as bebidas alcoólicas são consumidas pelo homem desde o inicio da historia, com os primeiros relatos, a cerca de 6000 anos atrás no antigo Egito e Babilônia (bebidas alcoólicas fermentação de açucares de frutas). Na idade Média os Arabes introduziram a técnica destilação.

É a droga psicotrópica de uso e de abuso mais difundida no mundo. É consumido sobretudo em função de sua ação euforizante e desinibidora, quando ingerido em doses baixas, facilitando o relacionamento entre as pessoas .

Classificação: É uma droga lícita e depressora do SNC.

Como se apresenta: Na forma líquida fazendo parte da composição de bebidas como, cerveja, uísque, cachaça e outros, em diversas proporções. Absorção – Via oral.

Fatores que influenciam a absorção do álcool - Volume e concentração da bebida, tempo gasto na ingestão da bebida, presença de alimentos.

Efeitos no Sistema Nervoso Central:

Depressora do SNC, euforizante, desinibidora, relaxamento, pessoas ficam alegres, falantes, diminui autocontrole capacidade de julgamento, agressividade, diminuição dos reflexos e da coordenação motora, dificuldade de articular as palavras, prejuízo do equilíbrio e do movimento.

Efeitos no restante do organismo:

Inibição do hormônio antidiurético, alteração no metabolismo norma do organismo, ação irritante sobre as mucosas, ação anorexígena.

Efeitos decorrentes de uma intoxicação aguda:

Dependendo da quantidade ingerida, pode causa amnesia, hipoglicemia, desidratação, alterações eletrolíticas.

Efeitos decorrentes de uso crônico:

Problemas cardíacos – infarto do miocárdio, AVC, aumento da pressão arterial, palpitação, arritmias, aumento do colesterol.

Problemas hepáticos – fígado gorduroso, hepatite e cirrose hepática.

Problemas respiratórios – maior risco de infecções: Pneumonia, Tuberculose, Bronquite crônica.

Problema no TGI: gastrite, ulceras, câncer, pancreatite.

Problemas no SNC - apatia, irritabilidade, fadiga, confusão mental, perda de memoria, instabilidade emocional, demência.

Problemas Fetais – abortos, recém-nascidos de baixo peso, malformações.

Problemas reprodutivos – diminuição da libido, impotência, esterilidade.

Desnutrição. Deterioração física.

Outras considerações:

O uso abusivo do álcool leva a aumento de acidentes de transito e de trabalho, aparecimento de diversas doenças, violências / criminalidade, desestruturação familiar ( falta ao trabalho, agressividade com a família, gasto de dinheiro com bebida).

O álcool leva a dependência física e psíquica, a tolerância é causada pelo uso persistente e excessivo. Síndrome de abstinência – Ansiedade, irritabilidade, anorexia, tremores, sudorese, taquicardia, hipertensão, febre,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com