TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Geopolíticas Clássicas

Pesquisas Acadêmicas: As Geopolíticas Clássicas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/12/2014  •  991 Palavras (4 Páginas)  •  453 Visualizações

Página 1 de 4

Segundo Becker (2009, p. 273), podemos definir o paradigma Geopolítico a partir do realismo, no campo das relações internacionais. Esse realismo pressupõe o Estado como unidade política básica do sistema internacional, cujo atributo principal é o poder, em suas dimensões predominantes de natureza militar ideológica e econômica; poder entendido como a capacidade de uma unidade política alterar o comportamento de outra no sentido de fazê-la comportar-se de acordo com seu interesse; e as unidades se relacionarem no sentido de otimizar os interesses respectivos visando o equilíbrio de poder.

Ainda segundo a autora, a herança ideológica da Geopolítica reside no Estado-nação como única unidade política da ordem mundial e pelo determinismo geográfico, com a atribuição de poder ao espaço. Vesentini (2000, p. 16), afirma que a preocupação básica da geopolítica clássica nunca foi a de um conhecimento (geográfico e/ou científico) sobre um aspecto da realidade (a dimensão espacial da política) e sim a de estabelecer bases para que o “seu” Estado se fortalecesse no cenário internacional. As geopolíticas clássicas sempre foram, assim, relacionadas às explicações sobre a importância estratégica de determinados territórios para determinados Estados.

Esse discurso se origina na criação da disciplina pelo sueco Rudolf Kjellen (1864-1922), que pela primeira vez empregou o termo “Geopolítica” num ensaio intitulado “As Grandes Potências”, em 1905, e na teoria do Estado de Friedrich Ratzel (1844-1904). Para Kjellen, influenciado por Ratzel, o Estado se assemelha a uma forma de vida que para crescer necessita expandir o seu espaço – o chamado espaço vital – levando ao auge o determinismo geográfico e legitimando a prática estratégica do poder do Estado.

Assim, as características fundamentais de um Estado seriam a posição e o tamanho do território, além de sua forma. A partir da primeira metade do século XX, a expansão dos transportes e dos meios de comunicação (BECKER, 2009, p. 277), altera a visão europeicêntrica, dando origem à hipóteses geoestratégicas da distribuição do poder mundial elaboradas por teóricos das potências imperialistas.

A teoria mais difundida na Geopolítica foi a do poder terrestre, elaborada por Sir Halford Mackinder (1861-1947), geógrafo inglês. Mackinder hierarquizou os espaços como se eles tivessem um valor intrínseco e permanente para o poderio mundial. Chamou de ilha mundial (world island) a Europa que seria constituída por uma terra-coração (heartland), que seria considerada a região geoestratégica do planeta, o “pivô” geográfico da história onde teriam acontecido as mais importantes guerras.

Mackinder chegou a essa conclusão a partir da presença de uma porção importante da maior planície do mundo na região, o que favoreceria a mobilidade de povos e guerreiros; a presença de alguns dos maiores rios do mundo; e a sua natureza mais ou menos fechada em relação às incursões marinhas (VESENTINI, 2000, p. 19). Segundo Becker (2009, p. 279) Mackinder não considerou o desenvolvimento tecnológico que afetaria a noção de monopólio do poder e tampouco levou em conta as desvantagens da continentalidade. Mackinder viveu a época do Estado territorial militarizado que tinha sua base no número de soldados, navios e armamentos, e não na tecnologia de precisão, como atualmente. A diminuição gradativa da importância dos recursos naturais (minérios, solo, espaço físico) ao utilizar técnicas de biotecnologia para produzir mais alimentos em menos espaço, que teve seu boom na década de 1960, também não poderia ser prevista por Mackinder.

O nome mais famoso da Geopolítica é Karl Haushofer (1869-1946), adaptador para a Alemanha das idéias de Mackinder. Haushofer idealizou a formação de Pan-Regiões como forma de alcançar a autarquia a partir de recursos advindos de diferentes climas, esboçando uma “ordem mundial ideal”. A Revista de Geopolítica, organizada por Haushofer, abordava temas já utilizados por Ratzel e Kjellen como o espaço vital, adaptando-os

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com