TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As ações socioambientais desenvolvidas pelas mineradoras paraenses podem ser considerados impulsionadores de desenvolvimento sustentável local?

Por:   •  8/4/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.526 Palavras (7 Páginas)  •  181 Visualizações

Página 1 de 7

Atividade Semana 1

Slide 1

Apresentação e boa noite!

Slide 2

Esta pesquisa foi iniciada pela carência em pesquisas que abordassem essa temática do setor mineral. Ao longo de 10 anos atuando como coordenadora executiva do Sindicato das Indústrias Minerais do Estado do Pará, a autora da presente pesquisa via a necessidade de se buscar conhecer melhor as ações socioambientais desempenhadas pelas mineradoras no campo da responsabilidade social, que é muito destacado e com altos investimentos aplicados, mas observa que as empresas ainda têm dificuldade para mostrar isto à sociedade. Devido a herança histórica da atividade mineral, é compreensível que haja uma generalização da percepção da sociedade para todo o setor mineral, porém, isso não é compatível com a realidade, pois devemos considerar as circunstâncias (histórias, geográficas, econômicas, educacionais e culturais, entre outras) específicas de outras experiências e realidades de cada empreendimento/projeto minerário.

Slide 3

Problema de pesquisa: “As ações socioambientais desenvolvidas pelas mineradoras paraenses podem ser considerados impulsionadores de desenvolvimento sustentável local?”

Geral

Analisar a efetividade dos programas socioambientais desenvolvidos pelas Mineradoras Paraenses.

Específicos

• Identificar os possíveis impactos sociais, culturais e econômicos das ações dos programas junto às comunidades de Vila Feitosa e Vila Ouro Verde;

• Identificar as expectativas sobre os projetos socioambientais porvindouros;

• Avaliar o impacto dos empreendimentos da indústria de mineração paraense a partir de um estudo de caso e;

• Produto: Desenvolver um vídeo documentário a partir de entrevistas com stakeholder.

Slide 4

A fundamentação teórica, apresenta os conceitos aplicados no presente estudo, que dão suporte para a realização da pesquisa, conforme revisão bibliográfica realizada em publicações nacionais e internacionais. Inicialmente, é feita uma apresentação da transformação da Responsabilidade social corporativa. Posteriormente, apresentam-se uma abordagem sobre papel da Indústria de Mineração na sociedade.

A responsabilidade social das empresas vem sendo cotidianamente questionada e propõe novos desafios gerenciais aos negócios, trazendo a necessidade de medidas de enfrentamento em razão dos problemas sociais.

A de se promover uma relação harmoniosa, entre o setor produtivo e a sociedade, em respeito à comunidade onde a atividade se insere.

Nesse cenário entram os projetos de responsabilidade social corporativa, os quais são utilizados para a diminuição dos conflitos e promoção do desenvolvimento.

Com oportunidades sociais adequadas, os indivíduos podem efetivamente moldar seu próprio destino e ajudar uns aos outros. Não precisam ser vistos sobretudo como beneficiários passivos de engenhosos programas de desenvolvimento.

Alguns autores classificam a atividade de mineração como: Insuficientes as obrigações legais impostas às grandes empresas mineradoras (tributos e licenças para operar) e

Defendem maior interação empresa- comunidade para aprimorar os mecanismos de desenvolvimento local,

Que não há uma relação entre a presença da atividade mineral com melhoria das condições de vida da população local

A mineração pode ser considerada uma atividade sustentável se ela garantir o bem-estar das gerações futuras, o que pode ser feito a partir do uso sustentado das rendas que a mineração

As empresas devem aperfeiçoar suas abordagens na avaliação de risco e no impacto social para reduzir os efeitos negativos da operação e maximizar benefícios. É nesse contexto geral que a “aprovação” das comunidades se tornou de importância para as empresas.

Slide 5

Fases:

1ª etapa: Estudo bibliográfico sobre a responsabilidade social corporativa e ao cenário da indústria de mineração voltados aos efeitos (eventuais benefícios ou malefícios) nas comunidades;

2ª etapa: Levantamento de dados em relatórios e publicações da empresa sobre as ações dos programas ocorridos no município de Canaã dos Carajás (sul do Estado do Pará) a partir de implantação do Complexo S11D Eliezer Batista no período de 2013 a 2019.

3ª etapa: Visita in-loco às comunidades no município onde o estudo de campo foi desenvolvido. Ressalta-se as supracitadas comunidades estão relacionadas ao empreendimento minerário conhecido como Complexo S11D Eliezer Batista;

4ª etapa: Análise de cunho qualitativo e quantitativo a partir da realização de entrevistas com a comunidade local; e

5ª etapa: Produção do Documentário.

Slide 6

Qual corrente epistemológica ou paradigma de pesquisa foi fundamentada sua pesquisa no mestrado? 

A pesquisa foi fundamentada pela perspectiva ontológica de interação sujeito-objeto adotada pelo paradigma interpretativista, com epistemologia construtivista.

  • Paradigma interpretativista:  

Orlikowski e Baroudi (1991) consideram como estudos interpretativistas, aqueles que:

apresentam evidências de uma perspectiva não determinista; na qual a intenção do pesquisador é ampliar seu entendimento sobre o fenômeno em situações contextuais e culturais; onde este é examinado em seu local de ocorrência e a partir das perspectivas dos participantes; e na qual os pesquisadores não impõem a priori seu entendimento de alguém “de fora” da situação.

  1. Busca compreender o fenômeno a partir dos próprios dados, das referências fornecidas pela população estudada e dos significados atribuídos ao fenômeno pela população [Myers].
  2. Assume que a realidade é subjetiva e socialmente construída [Wildemuth, 1993].
  3. Utiliza os próprios dados para propor e resolver as questões de pesquisa [Kaplan & Duchon, 1988]
  4. premissa de que indivíduos utilizam formas simbólicas tais como idéias e conceitos para dar significado e para estruturar suas experiências sociais

  • Ontológica de interação sujeito-objeto:  ser/realidade, são de natureza complexa, portanto, inseparáveis entre si, pois o sujeito traz consigo a realidade que tenta objetivar. É um sujeito, um ser humano que não fragmenta a realidade que o cerca, que não descontextualiza o conhecimento. Um sujeito multidimensional, com todas as suas estruturas perceptivas e lógicas, como também sociais e culturais à disposição de seu processo de construção do conhecimento, já que a realidade não existe separada do ser humano, de sua lógica, de sua cultura e da sociedade em que vive.

  • epistemologia construtivista: os significados são socialmente construídos
  • Lógica: Hipotético-dedutivo A hipótese estabelecida para o presente trabalho é a de que, ao promover ações de responsabilidade socioambientais em benefício das comunidades circunvizinhas aos empreendimentos minerários, as empresas promoverão uma espécie de relacionamento simbiótico que possibilitará conscientização coletiva, quer das organizações minerárias, quer das comunidades, preservando os recursos naturais, a mobilização para a cidadania plena e o desenvolvimento sustentável
  • Linguagem: Impessoal
  • Método: quali-quantitativa, com base em um estudo de caso, da percepção socioambiental gerada por uma mineradora em duas pequenas comunidades localizadas no entorno da cidade de Canaã dos Carajás, no estado do Pará.

Todas as pesquisas, tanto qualitativas quanto quantitativas, fundamentam-se em pressupostos filosóficos que representam “como” o pesquisador irá aprender e “o que” ele irá aprender com o projeto. A dimensão epistemológica relaciona-se ao

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)   pdf (167.7 Kb)   docx (14.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com