TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade De Apoio

Ensaios: Atividade De Apoio. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/10/2013  •  733 Palavras (3 Páginas)  •  450 Visualizações

Página 1 de 3

ATIVIDADES PRIMÁRIAS

São aquelas de importância fundamental para a obtenção dos objetivos logísticos de custo e nível de serviço que o mercado deseja, e essas atividades são consideradas primárias porque contribuem com a maior parcela do custo total da administração de materiais ou são essenciais para a coordenação e para o cumprimento da tarefa logística. São as seguintes:

Transporte

É uma das atividades logísticas mais importantes, simplesmente porque ela absorve, em média, de um a dois terços dos custos logísticos. É essencial, porque nenhuma organização na atualidade pode funcionar sem providenciar a movimentação de suas matérias-primas ou de seus produtos acabados para serem levados, de alguma forma, até ao consumidor final. Ele refere-se aos vários modelos disponíveis para se movimentar matéria-prima, materiais produtos e serviços, e os modais utilizados são: rodoviário, ferroviário, hidroviário, dutoviário e o aeroviário.

Manutenção de estoques

É a atividade para atingir-se um grau razoável de disponibilidade de produto em face de sua demanda, e é necessário manter estoques, que agem como amortecedores entre a oferta e a demanda. A grande preocupação da administração de estoques envolve manter seus níveis os mais baixos possíveis, e ao mesmo tempo prover a disponibilidade desejada pelos clientes.

Processamento de pedidos

Sua importância deriva do fato de ser um elemento crítico em termos do tempo necessário para levar bens e serviços aos clientes, em relação, principalmente, à perfeita administração dos recursos logísticos disponíveis. Ela dá partida ao processo de movimentação de materiais e produtos bem como a entrega desses serviços.

ATIVIDADES DE APOIO

São aquelas, adicionais, que dão suporte ao desempenho das atividades primárias, para que possamos ter sucesso na administração organizacional, que é manter e criar clientes com pleno atendimento do mercado e satisfação total do acionista em receber seu lucro. São as seguintes:

Armazenagem

É o processo que envolve a administração dos espaços necessários para manter os materiais estocados, que podem ser internamente, na fábrica, como em locais externos, mais próximos dos clientes. Essa ação envolve fatores como localização, dimensionamento da área, arranjo físico, equipamentos de movimentação, recuperação do estoque, projeto de docas (plataformas) ou baías de atracação, necessidades de recursos financeiros e humanos.

Manuseio de materiais

Está associado com a armazenagem e também à manutenção dos estoques. Essa atividade envolve a movimentação de materiais no local de estocagem, que pode ser tanto estoques de matéria-prima como de produtos acabados. Pode ser a transferência de materiais do estoque para o processo produtivo ou deste para o estoque de produtos acabados. Pode ser também a transferência de um depósito para outro.

Embalagem

Dentro da Logística tem como objetivo movimentar produtos com toda a proteção e sem danificá-los além do economicamente razoável. Um bom projeto de embalagem do produto auxilia a garantia perfeita e econômica movimentação sem desperdícios. Além disso, dimensões adequadas de empacotamento encorajam manuseio e armazenagem eficientes.

Suprimentos

É a atividade que proporciona ao produto ficar disponível, no momento exato, para ser utilizado pelo sistema logístico. É o procedimento de avaliação e da seleção das fontes de fornecimento, da definição das quantidades a serem adquiridas, da programação das compras e da forma pela qual o produto é comprado.

Planejamento

Refere-se primariamente às quantidades agregadas que devem ser produzidas bem como quando,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com