TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ação Geológica Das águas

Pesquisas Acadêmicas: Ação Geológica Das águas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/1/2015  •  649 Palavras (3 Páginas)  •  3.307 Visualizações

Página 1 de 3

2 AÇÃO GEOLÓGICA DAS ÁGUAS

Ação geológica é a capacidade de um conjunto de processos causar modificações nos minerais terrestres, transformando minerais, rochas e feições terrestres. O esculpimento de formas de relevo da superfície terrestre é um tipo de ação geológica, dominada pela dinâmica externa do planeta Terra, conhecida como ação geomórfica.

2.1 Ação geológica de águas subeterrâneas

A zona de ocorrência da água subterrânea é uma região onde é iniciada a maioria das formas de relevo, pois a água subterrânea é o principal meio das reações do intemperismo químico. O movimento da água subterrânea, somado ao da água superficial, são os principais agentes geomórficos da superfície da Terra. A ação geomórfica da água subterrânea se traduz por vários processos de modificação da superfície terrestre e seus respectivos produtos.

2.2 Escorregamento de encostas

Figura 1- A saturação em água do material inconsolidado devido à subida do lençol freático em períodos de chuvas intensas promove escorregamentos de encostas

Fonte: Decifrando a Terra, TEIXEIRA et al, 2000.

A movimentação de coberturas como solos ou sedimentos inconsolidados em encostas de morros tem velocidades muito variáveis. Os movimetos rápidos, com deslizamentos catastróficos acontecem com frequência em épocas de fortes chuvasm em regões de releve acidentado. Os movimentos muito lentos são chamados de rastejamento (creep) do solo, com velocidades normalmente menores que 0,3 m/ano. Os movimentos de encostas com velocidade superiores a 0,3 m/ano são englobados na categoria de escorregamentos ou deslizamentos de encostas, dcom velocidades que podem ultrapassar 100 km/h. Enquanto o rastejamento lento é movido unicamente pela força gravitacional, não havendo influência de água no material, os escorregamentos são movidos pelo processo de solifluxão, no qual a força gravitacional age devido à presença de água subterrânea no subsolo.

Figura 2 - Aspecto geral de um escorregamento com depósito incoerente. Notar forma em meia-lua e escalonamento da cicatriz de escorregamento. Proximidades do km 33 da rodovia SC-032 ( Ituporanga-Alfredo Wagner).

Fonte: P.C.F. Giannini

Os materiais incosolidados em encostas possuem uma estabilidade controlada pelo atrito entre as partículas. No momento em que o atrito interno é vencido pela força gravitacional, a massa de solo entra em movimento, encosta abaixo. A diminuição do atrito entre as partículas é causada principalmente pela adição da água no material. Embora a água aumente a coesão entre partículas do solo quando presente em pequena quantidade, (através da tensão superficial que aumenta a atração entre as ártículas), a saturação do solo em água cava envolvendo a maioria das partículas por um filme de água, diminuindo drasticamente o atrito entre elas e permitindo o seu movimento pela força gravitacional, no processo conhecido como solifluxão. A saturação em água também aumenta o peso da cobertura, o que contribui à instabilização do material.

Tanto o rastejamento como o escorregamento de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com