TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

BIOZILLIAN BIOISOL NO BRASIL

Resenha: BIOZILLIAN BIOISOL NO BRASIL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/10/2014  •  Resenha  •  205 Palavras (1 Páginas)  •  242 Visualizações

SUINOCULTURA NO BRASIL

O navegador Martim Afonso de Souza trouxe os primeiros porcos para São Vicente (SP) em 1532. Anos depois, no governo de Tomé de Souza, chegou à Bahia um navio com animais domésticos, entre eles o porco.

As raças existentes em Portugal foram as primeiras introduzidas e criadas no Brasil. Do tipo ibérico vieram as raças Alentejana e Transtagana; do tipo céltico, Galega, Bizarra e Beiroa; e do tipo asiático, Macau e China Todas elas cruzaram-se desordenadamente e depois se mestiçaram com raças originárias da Espanha, Estados Unidos, Itália, Inglaterra e Holanda.

Algum tempo depois, alguns proprietários se preocuparam com o melhoramento do porco nacional e atuaram sobre as raças que vinham surgindo.

Porém, foi somente no início do século XX que realmente começou o melhoramento genético daquelas raças, com a importação de outros animais de diferentes raças.

Sabe-se que, dado ao total interesse do colonizador pela atividade mineradora, pouco sobrava de mão-de-obra para as atividades de plantio ou criação de animais. Isso levou ao uso abundante dos porcos nas Minas Gerais do século XVIII, pois para sua criação bastavam as “lavagens”; restos de alimentos, acrescentados a produtos nativos como bananas e inhame, compunham a ração necessária para a fartura de banha, torresmo, carnes, lingüiça e lombo.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com