TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Bacias Hidrográficas

Dissertações: Bacias Hidrográficas. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/3/2014  •  687 Palavras (3 Páginas)  •  856 Visualizações

Página 1 de 3

Bacias Hidrográficas

Conceitos Básicos

Definição:

A bacia hidrográfica é usualmente definida como a área na qual ocorre a captação de água (drenagem) para um rio principal e seus afluentes devido às suas características geográficas e topográficas.

Uma bacia hidrográfica é o conjunto de terras, cujo relevo propicia o escoamento de águas fluviais e pluviais para um determinado curso d’água que ocorre a partir de limites geográficos, conhecidos como divisores de água, e direcionamento do fluxo para a seção de controle.

Em outras palavras, Bacia Hidrográfica é uma área onde toda chuva que cai corre por riachos e rios secundários para um mesmo rio principal localizado num ponto mais baixo da paisagem.

Formação:

A formação da bacia hidrográfica se dá por meio dos desníveis do terreno os quais orientam os cursos da água, sempre de áreas mais altas para as mais baixas, todos os corpos d’água que nascem nas cabeceiras de uma bacia.

Dessa forma, cada bacia está limitada por uma formação de relevo que serve como “divisor de águas” (áreas mais altas) que determina a orientação das águas numa determinada direção (áreas mais baixas).

Classificação e Divisão das Bacias

As bacias podem ser classificadas de acordo com sua importância, como:

Principais (as que abrigam os rios de maior porte), secundárias e terciárias.

De acordo com a sua localização, como litorâneas ou interiores,

Ou ainda quanto ao tipo de drenagem, sendo elas:

• Exorreica, quando as águas drenam direta ou indiretamente para o mar;

• Endorreica, quando as águas caem em um lago ou mar fechado;

• Arreica, quando as águas se escoam alimentando os lençóis freáticos;

• Criptorreica, quando o rio se infiltra no solo sem alimentar lençóis freáticos ou evapora;

Quanto a sua extensão, quando inferiores a 700 km² divididas em:

As sub-bacias, que são áreas de drenagem dos tributários do curso d’água principal. Possuem áreas maiores que 100 km² e menores que 700 km² (FAUSTINO, 1996).

A microbacia, que possui toda sua área com drenagem direta ao curso principal de uma sub-bacia, várias microbacias formam uma sub-bacia. Possuem a área inferior a 100 km2 (FAUSTINO, 1996).

Elementos Fisiográficos

• Divisores de Água: linha que representa os limites da bacia, determinando o sentido de fluxo da rede de drenagem e a própria área de captação da bacia hidrográfica, Existem dois tipos de divisores: o topográfico e o geológico ou freático;

• Seção de Controle: local por onde toda a água captada na bacia (enxurrada e corpos d’água) é drenada, também conhecido como enxutório (Definição de Enxutório: É o ponto de um curso d'água onde se dá todo o escoamento superficial gerando no interior uma bacia hidrográfica banhada por este curso);

• Rede de Drenagem: Constituída por um curso d’água principal e seus tributários. A rede de drenagem, está associada à eficiência de drenagem da área da bacia e à potencialidade para formar picos elevados de vazão. Podem ser classificados em:

- Perenes: são aqueles nos quais se verifica, durante todo o tempo, mesmo nas secas mais severas, escoamento da água. Isto é garantido pela drenagem do aqüífero, cujo nível deve situar-se acima do fundo do leito do rio, para garantir

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com