TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Barragens E Reservatório

Exames: Barragens E Reservatório. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/9/2014  •  793 Palavras (4 Páginas)  •  740 Visualizações

Página 1 de 4

Introdução

As barragens são elementos indispensáveis em uma sociedade. Desde que o homem deixou de ser nômade para se estabelecer no meio social, fontes de água que atendessem às necessidades do grupo foram se tornando cada vez mais importantes. Em locais onde não havia rios perenes, os indivíduos tiveram que encontrar meios para assegurar o abastecimento ao longo dos períodos de estio e seca. Neste contexto histórico é que surgem as barragens, não apenas com a finalidade de fornecimento de água como também para geração de energia.

Barragens e Reservatórios

As barragens podem ser, simplificadamente, classificadas em barragens de concreto e barragens de aterro. Cada uma com diferentes e específicas características construtivas, levando em conta os possíveis mecanismos de ruptura.

Barragem de Concreto-Gravidade:

Nesse tipo de barragem a estabilidade é assegurada pela largura de sua base e pelo seu próprio peso, daí o nome gravidade. Pelo mesmo motivo, a barragem deve ser maciça, com o material construtivo apresentando densidade elevada.

Os principais esforços atuantes são: peso do concreto, pressão da água no paramento de jusante, pressão da água no paramento de montante, peso da água no paramento de jusante e sub-pressão. Essas forças podem causar rupturas.

Neste caso, há dois mecanismos de ruptura possíveis: o tombamento (tipo raro, ocasionado normalmente por fraqueza na própria estrutura de alvenaria) e o deslizamento (mais comum, que é um deslocamento do ponto mais elevado ao de menor altitude, ao longo de uma superfície pouco resistente ao cisalhamento).

Barragem de Gravidade Aliviada e de Contrafortes:

É um tipo de barragem muito semelhante à anterior, porém mais sensíveis a problemas de deslizamento, pelo seu menor peso.

É uma alternativa que pode economizar em torno de 25 a 40% de concreto em relação à barragem concreto-gravidade, mas requer fundações específicas e, em alguns casos, extenso tratamento subterrâneo. Sua viabilização está diretamente ligada aos aspectos geológicos do local a ser construída.

Um exemplo bastante conhecido de barragem de gravidade-aliviada é Itaipu.

Barragem em Arco:

A forma em curva deste tipo de barragem faz com que as pressões sejam transferidas para as ombreiras. A estabilidade da obra depende da geologia, que é o principal parâmetro para a viabilidade ou não da construção.

As forças que atuam numa barragem em arco são: impulso horizontal; altura das ondas; forças sísmicas e pressão ascensional.

É um tipo de barragem que exige grande escavação para atingir a rocha sã e para garantir geometria adequada. São inseridas em vales estreitos ou gargantas (cânions) e as fundações e ombreiras devem ser de rocha sólida e muito compacta, tendo em vista que parte do impulso é transmitido para as ombreiras.

O consumo de concreto é muito menor do que nas do tipo gravidade, consequentemente apresenta menor custo. Contudo, exige pessoal altamente especializado, em razão de rigor no projeto e na necessidade de controle da obra, o que lhe reduz a vantagem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com