TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Biomassa

Exames: Biomassa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/3/2015  •  971 Palavras (4 Páginas)  •  270 Visualizações

Página 1 de 4

TRABALHO

DE

GEOGRAFIA

Nomes: Yan Lemos de oliveira

Série: 2° ANO

Assunto: Energia de Biomassa

Energia de Biomassa

A biomassa (massa biológica) é a quantidade de matéria orgânica produzida numa determinada área de um terreno. Este termo tem sito muito utilizado nos últimos anos, em função das preocupações relacionadas às fontes de energia. A biomassa é capaz de gerar gases que são transformados, em usinas específicas, em energia. Esta energia é resultado da combustão de materiais orgânicos como, por exemplo, esterco, madeira, resíduos agrícolas, restos de alimentos entre outros.

A biomassa é utilizada na produção de energia a partir de processos como a combustão de material orgânico produzida e acumulada em um ecossistema, porém nem toda a produção primária passa a incrementar a biomassa vegetal do ecossistema. Parte dessa energia acumulada é empregada pelo ecossistema para sua própria manutenção.

Do ponto de vista da geração de energia, o termo biomassa abrange os derivados recentes de organismos vivos utilizados como combustíveis ou para a sua produção. Do ponto de vista da ecologia, biomassa é a quantidade total de matéria viva existente num ecossistema ou numa população animal ou vegetal. Os dois conceitos estão, portanto, interligados, embora sejam diferentes.

Na definição de biomassa para a geração de energia excluem-se os tradicionais combustíveis fósseis, embora estes também sejam derivados da vida vegetal (carvão mineral) ou animal (petróleo e gás natural), mas são resultado de várias transformações que requerem milhões de anos para acontecerem. A biomassa pode considerar-se um recurso natural renovável, enquanto que os combustíveis fósseis não se renovam a curto prazo.

A queima de biomassa provoca a liberação de dióxido de carbono na atmosfera, mas como este composto havia sido previamente absorvido pelas plantas que deram origem ao combustível, o balanço de emissões de CO2 é nulo.

A energia da biomassa contribui de forma significativa para o balanço energético nacional e é, de longe, a maior fonte renovável de energia a nível mundial. Mais de dois terços da biomassa é utilizada de forma tradicional para aquecimento e preparação de alimentos em países em vias de desenvolvimento, sendo a sua utilização, em grande parte, insustentável. Muitos são os problemas que advém desta utilização tradicional da biomassa, já que a recolha de madeira sem a posterior reflorestação provoca cheias, erosão e perda de nutrientes dos solos. No que toca a geração de energia elétrica, a biomassa é a segunda fonte de energia renovável mais utilizada, a seguir à hídrica. A maior parte desta energia elétrica é produzida em países da OCDE, muitas vezes sob a forma de produção combinada de eletricidade e energia térmica.

No nosso país, a utilização mais comum da biomassa é a combustão da madeira ou de resíduos relacionados para fins térmicos no sector industrial ou no doméstico. No setor industrial são utilizados para fins energéticos sobretudo resíduos do próprio processo de fabricação (por exemplo, o caso da industria da madeira) e do processamento da matéria-prima (por exemplo, o caso da industria de papel). No setor doméstico utiliza-se uma ampla mistura de resíduos florestais e madeira.

Vantagens da utilização da biomassa

As vantagens do uso da biomassa na produção de energia são o baixo custo, o fato de ser renovável, permitir o reaproveitamento de resíduos e ser bem menos poluente que outras fontes de energia como o petróleo ou o carvão.Numa usina de álcool, por exemplo, os resíduos de cana-de-açúcar (bagaço) podem ser utilizados para produzir biomassa e energia

A biomassa se destaca pela alta densidade energética e pelas facilidades de armazenamento, conversão e transporte.

Alguns Materiais utilizados nas usinas de biomassa

Lenha: A lenha é muito utilizada para produção de energia por biomassa - no Brasil, já representou 40% da produção

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com