TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Bolivia

Tese: Bolivia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/12/2014  •  Tese  •  2.750 Palavras (11 Páginas)  •  255 Visualizações

Página 1 de 11

A Bolívia é um país de regime republicano, no interior da América do Sul, nos contrafortes da Cordilheira dos Andes, sem acesso direto ao mar, com 75% da população de índios, aculturados em diferentes estágios à cultura espanhola e à religião católica.

Formaram-se na área culturas antigas com diferentes graus de desenvolvimento cultural, como as de Tiahunaco e a cultura Aymara, das quais só conhecemos restos arqueológicos. A cultura tiahuanacota seria anterior ao soerguimento dos Andes, o que originou uma série de teorias, algumas que a ligam à Atlântida e outras que a fazem sede de poderoso império.

Segundo o pesquisador Dom Emeterio Villamil de Rada, Tiahuanaco vem do aymara TIWANACA, da raiz TIWAN, que quer dizer lugar sagrado.

A cultura tiahuanacota deixou testemunhas na cerâmica, na ourivesaria, na arquitetura, tais como a Porta do Sol, um bloco monolítico de 3 X 4m, ornada com figuras mitológicas.

A cultura aymara é distinta da cultura tiahuanacota da qual pode ter sido herdeira, estabelecida no altiplano boliviano, região conhecida como COLLAO.

As suas principais tribos forma os KOLLAS, os pacajis, os humasuyus (às margens do lago); os laricasa, ao norte; os sicasicas, curaguaras e carangas, ao sul; os yungas, nos vales e os urus, às margens do lago Poopó.

Os aymanas cultivaram plantas adequadas ao solo árido e frio e ao clima inóspito, principalmente batatas e quinua. Eram pastores de lhamas e alpacas.

Adoravam divindades ligadas à natureza:

• Pachacamaj - criador

• Kjhurnu - tempestades

• Wiracocha - divindade restauradora do mundo

• Pachamama - deusa da fertilidade

• Intikhakha - templo

• Agrupavam-se em famílias sob o mando de um malkju.

O Império Incaico surgiu a partir do século XII com a submissão de vários povos da área.

Era conhecido como Tahuantisuyo, que quer dizer quatro regiões, correspondendo aos pontos cardeais:

• Chinchasuyo - Noroeste até a Colômbia

• Collasuyo - Sudeste - região do Collao (altiplano) até Tucumán (Argentina)

• Antisuyo - Nordeste até a Amazônia

• Contisuyo - Sudoeste.

O império em sua maior expressão ia do rio Ancasmayo, na Colômbia, até o rio Mawle, no Chile. A população pertencia a diferentes etnias, entre elas os quechua (da cordilheira andina), os aymara e collas (altiplano e margens do lago Titicaca), os yungas (vales da costa e o sopé das montanhas).

O império formou-se a partir da submissão dos povos colla e chanca.

Alcançou o apogeu com a conquista do reino Chimu, na costa. Praticavam o mitimae, costume de deslocar forçadamente contingentes numerosos de população de um lado para o outro. Construíam depósitos para estocar grãos para épocas de escassez. Tinham numeroso exército, poder central forte, construíram fortalezas com o objetivo de defesa. Tinham preocupação em embelezar os edifícios públicos, especialmente Cuzco, a capital. Alcançou o apogeu com o Inca Pachacutec, que unificou os cultos de cada cultura, proclamou como deus supremo a Ticcti - Wiracocha - Pachacámac, proibindo a prática de outros cultos.

Preocupou-se em criar leis, regras morais de conduta, como por exemplo:

• Não matarás - Ama Kella

• Não roubarás - Ama Ojlla

• Não mentirás - Ama Liullya

• O Inca Tupac Yupanqui conquistou o Antisuyo, submetendo os collas, muito belicosos, e os araucanos, no Chile.

A decadência veio com as divergências entre os irmãos Atahualpa e Huáscar, agravadas pela chegada dos espanhóis, capitaneados por Francisco Pizarro, escudado num título de adelantado (governador geral) e apoiado pela Igreja Católica, que aí criou o primeiro bispado da América.

Pizarro acirrou a luta entre os irmãos, fez o novo imperador e invadiu Cuzco, cuja riqueza o deslumbrou.

Pizarro estabeleceu em Lima sua capital, a Ciudad de Los Reyes.

A América do Sul colonial estava submetida ao controle espanhol, que foi se tornando mais severo à medida em que a metrópole tomava posse das riquezas já exploradas pelos antigos habitantes. Estas áreas, entre elas a Bolívia, com grande volume de extração de Prata, foram sufocadas pelo governo espanhol. Na área da Bolívia sobreviveu a mita, que garantia a não interrupção do trabalho nas minas. Só que o que antes era temporário, permitindo a recuperação da saúde do índio que alternava o frio do altiplano com o calor do interior das minas, agora durava longos períodos, fazendo enorme a mortandade entre os índios, caracterizando genocídio.

O império espanhol, constantemente ameaçado por ingleses e franceses, enfrentou muitas revoltas internas, sendo a mais conhecida a de Tupac Amaru, no século XVIII, e assistiu ao fortalecimento das elites regionais, o que contribuiu para acelerar o processo de independência. A presença inglesa no Brasil, atrelada à monarquia portuguesa que aqui se instalou a partir de 1808, abalou profundamente a administração colonial espanhola, pelo risco de facilitar a penetração dos ingleses na bacia do Prata, área de intenso contrabando por onde escoava tanta ou mais prata do que pela via oficial, a rota do Pacífico. A coroa espanhola afundou, pressionada na Europa por Napoleão, que lhes impusera um rei. Na América, os criollos fundaram juntas governativas, que se auto-proclamaram autônomas, desencadeando o processo de independência. Aos criollos restava pegar as rédeas do movimento, o que não lhes interessava muito, já que estavam em posição cômoda em relação à administração espanhola. Mas, se não o fizessem, teriam que enfrentar a revolta dos miseráveis. Assim, os criollos lideravam os levantes a partir de 1810, época em que a Espanha não tinha como controlar suas colônias, já que a guerra entre França e Inglaterra impedia a navegação no Atlântico; assim, o império espanhol não teve outra saída senão abrir gradualmente os portos ao comércio. Na Bolívia, a revolução foi vitoriosa em 1825, dentro da tentativa romântica de uma América unida. O território boliviano incluía uma área litorânea e boa parte do Pantanal, O território litorâneo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com