TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Situaçao Da Industria Textil Na Bolivia/peru

Dissertações: Situaçao Da Industria Textil Na Bolivia/peru. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/3/2014  •  336 Palavras (2 Páginas)  •  601 Visualizações

Página 1 de 2

Situação da indústria têxtil peru e Bolívia

Em meio a uma situação global bastante instável, a economia peruana em se mostrado sólida e saudável, resistindo incólume à desaceleração do crescimento mundial e à forte incerteza política provocada pela mudança de governo.

A política econômica adotada na última década busca posicionar o país dentro dos pilares de uma economia de mercado aberta ao mundo, competitiva em seus produtos e com importantes avanços na luta contra a pobreza.

Dentro desse contexto, a política comercial procura inserir o país dentro do restante do mundo através de acordos de livre comércio, utilizando isto como peça fundamental para consolidar e ampliar o acesso aos bens e serviços dos principais mercados, favorecer a captação de investimento estrangeiro, diversificar as exportações e contar com regras claras e permanentes para o comércio de bens e serviços, resguardando os setores mais vulneráveis e graduando a oportunidade e grandeza dos desafios que se apresentam em um cenário de maior integração econômica e comercial.

A indústria têxtil, por sua vez, concentra 15% da produção industrial do país, e tem sua tradição calcada na qualidade de suas matérias-primas, como algodão, lã de vicunha e lã de alpaca. Esta indústria é importante no Peru pelo número de empresas que abriga e pelo número de pessoas empregadas, concentrando-se principalmente na fabricação de tecidos de fibras naturais, de excelente qualidade no país. Segundo estudo de 2005 do ICEX, 44,4% da produção local destinava-se ao mercado doméstico. O principal mercado das exportações peruanas naquele ano foram os Estados Unidos, que já concediam ao Peru vantagens comerciais para produtos do setor. Os produtores peruanos de têxteis e calçados têm sofrido com a concorrência de produtos asiáticos em seu próprio mercado, notadamente da China

Enquanto isso na indústria têxtil da Bolívia observou-se um crescimento estável na última década. Com exportações anuais acima dos US$ 30 milhões, a indústria gerava mais de 100 mil empregos concentrados na cidade de El Alto, uma das regiões mais pobres da Bolívia. Entretanto, desde 2008 o ramo vem passando pela sua pior crise.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com