TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Brasil

Resenha: Brasil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/6/2013  •  Resenha  •  821 Palavras (4 Páginas)  •  386 Visualizações

Página 1 de 4

Antes da vinda da família real, o Brasil era apenas uma colônia. Havia um rígido controle do Estado sobre as terras brasileiras, evidenciado tanto pelo direcionamento das atividades econômicas, quanto pela distribuição de privilégios, bem como por uma subordinação administrativa a órgãos metropolitanos que terminava por ser excessivamente burocrática.

O controle era exercido também sobre outros aspectos, desde restrições ao uso de adornos e vestimentas luxuosas, o que era explicado pelo direito do padroado real.

Os vice-reis e os governadores de capitanias recebiam detalhadas ordens sobre suas ações, mas o caráter do poder absoluto fazia com que os próprios súditos vissem no monarca o árbitro final de suas contendas, encarregado de realizar a justiça de que necessitavam em suas vidas, e por isso todo tipo de problema era encaminhado a ele.

Um interessante documento chama a atenção para o incentivo à vacinação da população, algo que deveria ser muito caro à família real, já que dom José, filho mais velho de D. Maria I, morreu justamente de varíola. Para cujo tratamento esperava-se sempre uma contribuição real.

As cidades brasileiras eram, em sua maior parte, pequenas, como se pode verificar pela planta da cidade do Rio de Janeiro, que já era a capital, não do Reino.

Ressalta-se ainda que, mesmo no período anterior à transferência da Corte, a Coroa portuguesa havia iniciado um tímido movimento na Colônia no sentido de difundir a alfabetização por meio da criação de escolas não religiosas, a fim de efetivar o que já há muito era motivo de recolhimento de imposto, o subsídio literário.

A preocupação em melhorar e diversificar a economia agrícola colonial se manifestava através da solicitação de sementes e plantas brasileiras para análise em Portugal, além da publicação de estudos sobre as economias brasileira e portuguesa em geral, o que era observado com cuidado pelos ingleses. e estudos de economia agrícola, como a publicação de frei José Mariano da Conceição Veloso.

Havia uma clara preocupação com os rendimentos que a Coroa pudesse auferir, e isso se manifestava particularmente no controle sobre as atividades comerciais da nação, ou mais especificamente do Brasil.

Depois da chegada e nos treze anos em que D. João permaneceu no Brasil foram não só o período da internalização da metrópole, mas também o de internacionalização da colônia, na prática eles se combinam.

Uma das primeiras evidências das mudanças ocorridas foi a criação de uma máquina burocrática estatal, tanto porque se impunha a continuação da gerência da coisa pública, quanto para dar condições de sustento a vários dos que acompanharam a família real no seu exílio tropical. A nova sede da Corte, a cidade do Rio de Janeiro, assiste à transplantação de estruturas administrativas até então só existentes em Lisboa, como, por exemplo, a Mesa do Desembargo do Paço e a Mesa de Consciência e Ordens, bem como a criação da Impressão Régia.

Ocorre também o surgimento de novas instituições ligadas à conjuntura de guerra que se vivia.

Paralelamente, para fazer frente às necessidades de aparelhamento de uma cidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com