TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Brasil: Contexto Internacional

Ensaios: Brasil: Contexto Internacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/5/2014  •  434 Palavras (2 Páginas)  •  573 Visualizações

Página 1 de 2

1) Com base no conceito de Guerra Fria explicito acima, explique porque a Guerra Fria teve reflexos negativos no meio político, econômico e cultural do Brasil.

Resposta: A luta pela influência do mundo, no período da Guerra Fria que formou o mundo bipolar, dividiu o mundo em duas partes, de um lado os Estados Unidos que defendia os ideais capitalistas, do outro lado a União Soviética que defendia os ideais socialistas. A divergência entre as duas potências provocou alterações diretas na política brasileira. Após a Segunda Guerra Mundial o Brasil ficou do lado norte-americano, e partir desse posicionamento desencadeou um aumento nas relações comerciais entre os dois países.

2) Descreva como e porque terminou a Guerra Fria e exemplifique os reflexos políticos do fim da Guerra Fria no Brasil.

Resposta: Terminou com a dissolução da União Soviética. Reflexos políticos são o fortalecimento do capitalismo e a formação de blocos econômicos

3) Como conseqüência das mudanças mundiais o Brasil sofreu uma nova classificação. Leia sobre estas mudanças no texto anexo e observe o mapa acima para explicar como é classificado o Brasil hoje e por que, mesmo sendo uma das maiores economias do mundo ele é considerado subdesenvolvido?

Resposta: O Brasil, na minha opinião, ainda é subdesenvolvido, pois apesar de gerar uma riqueza grande ela não é distribuída igualmente entre a população, 12 milhões de pessoas moram em favelas,o surgimento da população em situação de rua é um dos reflexos da exclusão social e há 31.922 indivíduos que utilizam as ruas como moradia, no entanto, esses números são bem maiores, pois cidades importantes não se incluíram nesses dados.

4) Leia o texto:"Entenda o que é PIB e como é feito seu cálculo", e tente substituir o artesão por você e calcular qual a sua participação no PIB do Brasil. Em seguida explique porque o PIB sozinho não serve de referência para afirmar o grau de desenvolvimento do país.

Resposta: O PIB e Produto Interno Bruto. seus cálculos são feitos através do IBGE e precisa calcular toda a cadeia produtiva brasileira. Ou seja, ele precisa excluir da produção total de cada setor as matérias-primas que ele adquiriu de outros setores. Depois de fazer esses cálculos, o instituto soma a riqueza gerada por cada setor, chegando à contribuição de cada um para a geração de riqueza para o crescimento econômico. O PIB é somente um dos instrumentos de medição de uma determinada economia. Sozinho não quer dizer muita coisa. Ele é a soma de todas as riquezas de uma nação públicas e privadas dividido pelo nº de habitantes da mesma. Então ele informa apenas uma média aritmética, que não reflete diretamente o desenvolvimento sócio-econômico da mesma.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com