TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COMUNIDADES TRADICIONAIS E A PROTEÇÃO DOS RECURSOS NATURAIS

Por:   •  17/4/2019  •  Projeto de pesquisa  •  2.240 Palavras (9 Páginas)  •  252 Visualizações

Página 1 de 9

COMUNIDADES TRADICIONAIS E A PROTEÇÃO DOS RECURSOS NATURAIS1 

Ana Claúdia Miranda2

Deuzenira Aparecida de Souza3

Juliana Apª de Araújo Braga4

Michele de Araújo Braga5

RESUMO

As comunidades tradicionais, se preocupam em utilizar recursos naturais sem agredir o meio ambiente, onde as mesmas utilizam dos recursos como meio de sustento e trabalho. O objetivo geral e apresentar os trabalhos desenvolvidos ao longo dos anos dentro dessas comunidades, a fim de proteger os recursos naturais contra a degradação e o uso exacerbado do meio ambiente que o homem vem cometendo, será usado como exemplo a família do senhor Júlio Humberto Silva que é considerado camponês. Como sabemos as comunidades tradicionais e parte fundamental da história e da geografia física de um determinado lugar, onde o mesmo pode ser relembrado através de objetos, locais, construções, fotos, cartas e demais referências como ponto de apoio as lembranças. A exposição de elementos que possam relembrar essas histórias, muitas das vezes permanecem intactas ou não, já as questões de proteção dos recursos naturais nas comunidades tradicionais muita das vezes também permanecem intactas, outrora os moradores dessas comunidades preservam o meio ambiente que vivem, fazendo a manutenção dos recursos usurpados.

Palavras-chave: Comunidade, recursos naturais, historias.

METODOLOGIA

Através de revisões bibliográficas foi desenvolvido um estudo de como o trabalhado nas comunidades tradicionais ajudam na preservação e manutenção do meio ambiente. Assim como a importância da manutenção das comunidades tradicionais e da preservação do meio ambiente que não fica a desejar, uma vez que, através do uso dos recursos naturais as comunidades buscam seu sustento.

A importância de se estudar as comunidades tradicionais inicia-se na construção do conhecimento que estas comunidades ao longo dos anos vêm desenvolvendo. Foi feito uma revisão bibliografia dos artigos de ARRUDA (1999); MONTENEGRO (2012); ARRUDA (1997); SOUZA (2015).

Os autores possuem a mesma linha de pensamento em relação ao estudo das comunidades tradicionais e a proteção dos recursos naturais, além de mostrarem que o estudo dessas comunidades é essencial para a construção do conhecimento histórico e geográfico de uma nação.

RESULTADOS OBTIDOS

A Política Nacional de Desenvolvimento Sustentável dos Povos e Comunidades Tradicionais (PNPCT) foi instituída, em 2007, por meio do Decreto nº 6.040. A Política é uma ação do Governo Federal que busca promover o desenvolvimento sustentável dos Povos e Comunidades Tradicionais, com ênfase no reconhecimento, fortalecimento e garantia dos seus direitos territoriais, sociais, ambientais, econômicos e culturais, com respeito e valorização à sua identidade, suas formas de organização e suas instituições.

O texto mostrou também que as comunidades tradicionais têm papel fundamental e de grande relevância para a sociedade, pois é a traves do conhecimento adquirido ao longo dos anos que o campesinato tem sua continuação num mundo que vem sofrendo diversas mudanças.

A manutenção do meio ambiente nessas comunidades é vista como uma parte fundamental para a própria manutenção da história do camponês e sua comunidade, pois através dessa preservação e manutenção dos recursos naturais que as mesmas sobrevivem atualmente.

INTRODUÇÃO

Com a colonização do Brasil pelos Portugueses, as áreas mais remotas do País foram sendo colonizadas em um processo de formação chamado comunidades, estas comunidades ao longo dos anos foram se adaptando as formas com que os nativos já viviam desde antes do descobrimento do Brasil e da colonização.

Mesmo com a estruturação das comunidades por vários locais do Brasil, parte do meio ambiente foi danificado pelo homem, que buscava expandir áreas para construção de zonas urbanas e consequentemente grandes latifúndios de terras agricultáveis. As comunidades tradicionais que iremos estudar, foram formadas a partir dessas consequências, que das quais após anos boa parte estão intactas e atualmente foram sendo criadas novas comunidades afins de garantir a continuidade das culturas e tradições passadas.

                

DESENVOLVIMENTO

O processo de formação das comunidades tradicionais começou a ser delineado ao longo dos anos, e foi a partir da colonização do Brasil pelos portugueses que a população do meio rural passou a se adaptar ao um meio sociocultural da ocupação do espaço ambiental, que com as diferenças regionais apresentaram características comuns existentes nos dias atuais marcando a comunidade humana isolada pelo País.

 Segundo ARRUDA (1999), esse modelo sociocultural de ocupação do espaço e de utilização dos recursos naturais deve a maior parte de suas características às influências das populações indígenas e ao caráter cíclico e irregular do avanço da sociedade nacional sobre o interior do país.

Através do conhecimento que povos nativos adquiriram ao longo dos anos, a população rural passou a usa-las como meio de sobrevivência, transformando esses conhecimentos em uma nova cultura, que com o passar dos anos será repassada de pais para filhos. Atualmente as comunidades tradicionais vêm rompendo barreiras em meio a uma cultura e a uma sociedade tecnológica.

Essas comunidades tradicionais, utilizam dos recursos naturais para o próprio sustento, como parte da alimentação, e também outras matérias primas que são utilizados como meio econômico para as comunidades, desses recursos saem matéria prima para a fabricação de produtos que serão comercializados nas feiras livres e também nos comércios locais das cidades.

COMUNIDADES TRADICIONAIS

        

        Com o passar dos anos, as comunidades tradicionais estão acabando, devido a não continuidade do processo que deu formação a estas comunidades. Atualmente os conhecimentos adquiridos ao longo do tempo estão sendo esquecidos, pois as pessoas que ali estavam para contar as histórias e ensinar o modo com que faziam os trabalhos que eram desenvolvidos nas comunidades de antigamente, estão mortos. Os critérios para continuar os trabalhos dentro de uma comunidade é a experiência vivida pelos pais serem passadas para os filhos, porem isso não ocorre com frequência. Atualmente a maioria dos filhos que nasceram, cresceram e viveram dentro das comunidades estão saindo e indo morar em grandes centros urbanos a fim de fazer uma universidade, trabalhar e criar suas famílias sem muito contato com o meio ambiente dessas comunidades.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15 Kb)   pdf (151.8 Kb)   docx (84.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com