TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CUSTOS INDIRETOS DE FABRICAÇÃO

Tese: CUSTOS INDIRETOS DE FABRICAÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/11/2014  •  Tese  •  323 Palavras (2 Páginas)  •  205 Visualizações

Página 1 de 2

CUSTOS INDIRETOS DE FABRICAÇÃO

O único sistema aceito pela legislação fiscal para apropriação dos custos indiretos de fabricação é o denominado “custeio por absorção” por meio do qual os produtos em elaboração receberão, contabilmente, carga pela matéria-prima, mão-de-obra direta e pelos custos indiretos de fabricação aplicados.

DESPESAS ADMINISTRATIVAS E COMERCIAIS

Constituem ao lado dos Custos Indiretos de Fabricação, o segundo grande grupo que integra o gasto total de bens e serviços produzidos e vendidos. Essas despesas referem-se exclusivamente às funções administrativas e comerciais da empresa, sem vínculo direto.

CUSTO COMERCIAL

Entende-se por custo comercial o total dos dispêndios monetários imediatos ou futuros, nos quais a empresa incorre para a obtenção de uma mercadoria ou de um serviço. O custo comercial deverá ser apurado de forma a evidenciar o custo, receita e o lucro das mercadorias vendidas.

CUSTO COMERCIAL – APROPRIAÇÃO

A apropriação das operações de compra e venda de mercadorias pode ser feita de várias formas. Quando a conta de estoques é desdobrada, criam-se subcontas ou desdobramentos de contas capazes de reunir os custos diretos das operações de compra e venda, permitindo assim um conhecimento mais aproximado do custo real das mercadorias vendidas. Os princípios de controles de estoques do comercio são os mesmos de uma indústria, dependendo apenas de adaptação para atendimento das circunstâncias particulares de dada empresa.

CUSTOS INDIRETOS/ COMERCIAL

Vimos que o custo primário da mercadoria objeto de compra e venda compreende o custo de aquisição mais os custos diretamente relacionados com essa mercadoria. Assim, se a empresa vender, por exemplo, móveis, rádios, geladeiras e outros aparelhos de uso doméstico, poderemos conhecer o montante dos custos ocasionados por essas diversas espécies de mercadorias, fazendo entre elas um rateio dos gastos de comercialização e administração. Esse rateio será feito em um mapa apropriado, no qual consideramos a existência dos seguintes departamentos:

- Departamento de Móveis; - Departamentos de Rádios e Eletrônicos; - Departamentos de Geladeiras; -Departamento de Utensílios de Uso Doméstico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com