TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Canal Do Panamá

Trabalho Universitário: Canal Do Panamá. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/6/2013  •  2.232 Palavras (9 Páginas)  •  1.276 Visualizações

Página 1 de 9

FACULDADE OBJETIVO

O CANAL DO PANAMÁ

JOSIMAR DA SILVA LUCAS

GOIÂNIA – GOIÁS

JUNHO/2013

FACULDADE OBJETIVO

O CANAL DO PANAMÁ

Trabalho apresentado como parte integrante da disciplina de Atividades Práticas Supervisionadas (APS), no curso de Bacharelado em Engenharia Elétrica.

GOIÂNIA – GOIÁS

JUNHO/2013

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO............................................................................. 3

1. O CANAL DO PANAMÁ............................................................. 4

1.1 IMPORTÂNCIA DA OBRA........................................................... 4

1.2 ETAPAS CONSTRUTIVAS.......................................................... 4

1.3 OPERAÇÃO ................................................................................ 7

2. OUTROS DETALHES................................................................. 9

2.1 PERÍODO PÓS-CONSTRUÇÃO ............................................... 9

2.2 INAUGURAÇÃO......................................................................... 9

2.3 NOVO CANAL........................................................................... 10

2.4 CESSÃO DO CANAL DO PANAMÁ.......................................... 10

3. CONCLUSÃO........................................................................... 12

4. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS........................................ 13

5. ANEXOS................................................................................... 14

INTRODUÇÃO

Localizado no istmo do Panamá, na América Central, é construído entre 1908 e 1914 para ligar os oceanos Atlântico e Pacífico. Como o istmo é a parte mais estreita do continente americano, desde 1534, sob o reinado do imperador espanhol Carlos V, existe a ideia de construir o canal. Em 1879, o francês Ferdinand de Lesseps, que abriu o Canal de Suez, inicia os trabalhos no Panamá.

A travessia do Canal do Panamá é feita por três comportas. Onde a água funciona como um elevador. Vindo do Atlântico, por exemplo, o navio entre na comporta, com a água no mesmo nível do oceano. Os portões são fechados e as válvulas de enchimento abertas. A água entra através de poços do piso, elevando o navio 26 metros, até o nível do Lago de Gatun. As válvulas são fechadas e os portões superiores abertos. O navio sai da comporta para o lago. E segue para as outras comportas, onde acontece o processo inverso de descida até o nível do oceano Pacífico.

Quando o canal entrou em atividade em 15 de Agosto de 1914, era uma maravilha tecnológica. Uma complexa série de eclusas permitia até mesmo a passagem dos maiores navios. O canal foi um trunfo estratégico e militar importantíssimo para os Estados Unidos, e revolucionou os padrões de transporte marítimo.

O Presente trabalho tem como objetivo um melhor conhecimento de como era a engenharia na época do início da construção do canal do Panamá relacionada com a dos dias atuais, as etapas construtivas e a importância de um dos maiores projetos de engenharia de todo o mundo.

1.CANAL DO PANAMÁ

1.1 IMPORTÂNCIA DA OBRA

O canal do Panamá encontra-se localizado no istmo do Panamá, que é um país com território situado ao sul da América Central, esse canal tem como objetivo unir o Oceano Atlântico ao Oceano Pacífico, tem uma extensão de 80 km. O canal tem uma grande importância no fluxo marítimo internacional, que hoje corresponde a 4% do comércio mundial, por ano passam pelo canal cerca de 13 mil navios. Para transpor o desnível entre os oceanos, foram construídos 3 sistemas de comportas. As receitas geradas pelos tributos sobre a carga transportada representam 25% das riquezas do país. As principais trajetórias saem do litoral leste norte-americano com destino, principalmente, à costa oeste da América do Sul, há também o fluxo de origem europeia para a costa oeste dos EUA e do Canadá.

1.2 ETAPAS CONSTRUTIVAS

Em 1878, o francês Ferdinand de Lesseps, construtor do canal de Suez, obteve uma concessão do governo da Colômbia, a quem a região pertencia à época, autorizando a sua companhia a iniciar as obras de abertura do canal.

O projeto de Lesseps constituía-se na abertura de um canal ao nível do mar. Entretanto, na prática, os seus engenheiros nunca conseguiram uma solução prática para o problema do curso do rio Chagres, que atravessava em diversos pontos o traçado projetado para o canal. Além disso, a abertura deste ao nível do mar, implicava na completa drenagem daquele rio, um desafio para a engenharia da época. As obras iniciaram-se em 1880, com base na experiência de Suez. Entretanto, as diferenças de tipo de terreno, relevo e clima constituíram-se em desafios consideráveis. Chuvas torrenciais, enchentes, desmoronamentos e altíssimas taxas de mortalidade de trabalhadores devido a doenças tropicais, nomeadamente a malária e a febre amarela, causaram demoras imprevistas no projeto original. Em 1885, o plano inicial de um canal ao nível do mar foi alterado, passando a incluir uma comporta. Entretanto, após quatro anos de investimentos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com