TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Características da agricultura brasileira

Tese: Características da agricultura brasileira. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/10/2014  •  Tese  •  723 Palavras (3 Páginas)  •  398 Visualizações

Página 1 de 3

Características da agricultura brasileira, herdadas do período colonial:

• Predomínio da agricultura extensiva (exploração de grandes extensões de terra,e etc.)

• Subutilização do espaço agrícola

• Predominância de gêneros agrícolas destinados a exportação, com prejuízo dos produtos alimentícios.

Principais produtos agrícolas: a soja e seus derivados, a cana de açúcar, a laranja, o café. Os lucros gerados pela exportação das mesmas é empregado na compra de bens manufaturados de tecnologia de ponta para o parque industrial brasileiro. Entre os gêneros cultivados para o mercado interno destacam-se o feijão, a mandioca e o algodão. Além desses, cultivam-se o arroz, a batata, a cebola e o milho. As condições em nosso país, são favoráveis às atividades agrárias.

Lavoura temporária: os produtos são cultivados anualmente e tem uma única safra. Cana de açúcar: ocupam importante lugar na pauta das exportações brasileiras, o maior produtor é o SP, seguido por Pernambuco, MG, E PR. Cereais e leguminosas-Soja: sua produção cresceu no Brasil e passou a ser a segunda maior do mundo. Os principais produtores são MT, PR, RS, GO, MS, BA e MG. Algodão: os principais uso do algodão são a industria têxtil e a alimentar. MT,BA,GO,MS,MG,SP e PI. Milho: Cultivado de modo geral em todo o país, é uma cultura extremamente importante para a agropecuária brasileira.PR,MT,MG,RS,GO e SP. Feijão: sua cultura não é realizada em técnicas aprimoradas. PR,MG,BA,SP,GO,SC. Arroz: cereal mais consumido no mundo, e alimento básico do brasileiro. RS,SC,MA,MT e TO. Trigo e outros: a produção do trigo não é suficiente para o consumo interno, sendo necessário importar o produto principalmente da Argentina. PR,RS. Sorgo: cereal utilizado principalmente em rações animais. GO,MS,MT,SP,MG e RS.

Lavoura permanente: os produtos são plantadas em determinadas épocas, oferecendo varias colheitas em anos consecutivos. São produtos quase sempre da agricultura comercial: café-o Brasil mantém-se como maior produtor mundial. ES,MG e SP. Cacau-natural da região amazônica. O Brasil já foi o maior produtor da mesma para a industria de chocolate. BA, PR, RO, ES. Laranja-O plantio dessa fruta tem maior produtividade em regiões tropicais e subtropicais. SP é o maior produtor do país. A laranja é exportada sob forma de fruta ou suco concentrado.

Rebanho bovino: o maior do país. Na maior parte do Brasil predomina a pecuária extensiva, o gado é criado solto no pasto sem maiores cuidados como aprimoramento de raças e aplicações de vacinas, etc. MT,MS,MG,GO,PA,RS,SP,RO,BA,TO.

Rebanho suíno: a região sul possui o maior numero de cabeças. RS,PR e MG.

Ovinos: RS,BA,CE,PI e PE.

Principais produtos exportados: Soja, carnes, produtos florestais, café, sucos de fruta, complexo sucroalcooleiro.

Principais destinos de exportação: China, Países baixos, EUA, e etc.

Estrutura fundiária: a forma como as propriedades rurais estão distribuídas segundo suas dimensões, a principal característica é o predomínio de grandes propriedades, as capitanias hereditárias que inseriram o Brasil no sistema

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com