TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Crítica: "POLÍTICAS AGRÍCOLAS E DESEMPENHO DA AGRICULTURA BRASILEIRA, 1950/2000". Com Base No Tema: Uma década Perversa: As Políticas Agrícolas E Agrárias Nos Anos 80.

Artigos Científicos: Resenha Crítica: "POLÍTICAS AGRÍCOLAS E DESEMPENHO DA AGRICULTURA BRASILEIRA, 1950/2000". Com Base No Tema: Uma década Perversa: As Políticas Agrícolas E Agrárias Nos Anos 80.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/7/2014  •  927 Palavras (4 Páginas)  •  719 Visualizações

Página 1 de 4

Resenha Crítica: Uma década Perversa (década de 1980)

Populariza-se a ideia de que a década de 1980 se constituiu para a economia brasileira, na "década perdida". Porque o PIB per capita, que de 1970 a 1980 vinha se expandindo diminui 13% entre 1980 e 1983. Mais, a agricultura efetivamente cresceu no período, embora com taxas relativamente baixas, não impediram que a agricultura tivesse um desempenho mais favorável que a indústria, em termos agregados, ao afetar mais severamente a demanda pelos produtos industriais do que os agrícolas, no período.

Na resenha crítica que segue, do texto: “POLÍTICAS AGRÍCOLAS E DESEMPENHO DA AGRICULTURA BRASILEIRA, 1950/2000”. Baseado no tema - “Uma década perversa: as políticas agrícolas e agrárias nos anos 80” - serão apresentadas as mudanças das regras de financiamento de cada safra, a produtividade do setor agrícola. Enfatizando, a década de 80 e também a crise que foi fruto do somatório das políticas econômicas, cuja gênese ocorreu no governo do então Presidente João Figueiredo, e que teve continuação nos governos que o sucederam.

Na década de 1970 houve expansão do setor exportador, pois os preços internacionais incentivavam o aumento das exportações agrícolas, como soja e café. Predominou a política de crédito rural altamente subsidiado, responsável pelo desenvolvimento do setor agrícola.

No início dos anos oitenta há uma brusca reversão na trajetória de crescimento seguida pela economia brasileira e esta mergulha na mais grave crise de sua história, a crise do investimento. A raiz desta está nas políticas adotadas na década anterior, quando a opção pela manutenção do crescimento econômico após o primeiro choque do petróleo e a busca do salto definitivo no aprofundamento do processo de substituição de importações levou o Estado brasileiro a assumir um padrão de financiamento baseado no crescente endividamento externo. O segundo choque do petróleo em 1979 e o brusco aumento das taxas de juros internacionais aprofundaram a crise externa brasileira. E após a moratória mexicana, com a paralisação da entrada de capital externo, a reciclagem da dívida passou a exigir a realização de saldos comerciais crescentes (que se traduziram em sérios desequilíbrios) e um ajustamento da política econômica dos países devedores.

Desse modo, a prioridade do Governo Figueiredo (1979/1985) foi combater a inflação, através de cortes dos gastos públicos. Houve redução de recursos para o financiamento rural. O Governo estava pressionado por dois problemas básicos no início de 1979: altas taxas de inflação e crescimento da dívida externa. Para estimular a produção e a exportação de produtos agrícolas, o Governo viria a substituir o subsídio ao crédito por uma política de preços mínimos. Esta foi responsável pela elevação da produção de grãos no País. O crescimento da agricultura brasileira também não pode ser separado das políticas relativas a fertilizantes e máquinas agrícolas. Houve também uma queda dos preços dos principais insumos agrícolas, o que teria amenizado o efeito da queda de preços agrícolas na década de 80 e repercutido em crescimento da produtividade e da produção agrícola.

O Plano Cruzado I, de fevereiro de 1986, provocou efeitos perversos sobre a agricultura, a retração da oferta e a pressão da demanda provocaram o desabastecimento. Em novembro de 1986 foi adotado o Plano Cruzado II, que descongelou os preços e elevou os encargos financeiros do crédito rural. Em 1987, a inflação acumulada provocou aumento das taxas de juro, tornando impossível saldar as dívidas, principalmente de pequenos produtores. Estimuladas pela desvalorização cambial do cruzeiro em 1987,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com