TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cartografia Temática E Especial

Exames: Cartografia Temática E Especial. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/7/2013  •  2.331 Palavras (10 Páginas)  •  1.048 Visualizações

Página 1 de 10

Cartografia Temática e Especial

9.1 - Introdução

Estas duas áreas da Cartografia podem ser estudados em conjunto, pois traduzem a representação de fenômenos específicos.

Ambas têm a cartografia de base como suporte para as suas representações, porém o objetivo não é apenas a representação do espaço físico, mas a representação dentro de um espaço físico delimitado, de temas específicos e determinados, que terão então, uma prioridade dentro da imagem do mapa.

Quaisquer fenômenos físico, social, biológico, político, etc, que tenha uma vinculação com o espaço terrestre, seja georeferenciado, é passível de ser representado, caracterizando assim a diversificação de temas que poderão ser envolvidos.

9.2 - Cartografia Especial

As cartas especiais são cartas técnicas, servindo a um único fim ou usuário. Podem eventualmente serem empregadas para outros fins.

As principais cartas especiais que são normalmente encontradas e de interesse para a Geografia são as seguintes:

- Cartas meteorlógicas

- Cartas náuticas

- Cartas Aeronáuticas

Cartas Meteorologicas

Também chamadas de cartas sinóticas, pois apresentam um aspecto resumido da dinâmica do tempo. São cartas elaboradas em projeções conformes, por terem necessidade de conservação das direções. Visualizam a direção dos ventos, movimentos de frentes, áreas de alta e baixa pressão, com o objetivo de facilitar a previsão do tempo de uma área geográfica. Consta de uma base cartográfica estática da área a ser visualizada e sobre ela são atualizadas as informações meteorólogicas de tempos em tempos.

Atualmente as informações recebidas por satélites meteorológicos atualizam os movimentos de nuvens, diretamente em tempo real, gerando mapas eletrônicos de atualização constante.

imagem

As cartas sinóticas são de âmbito continental. No caso brasileiro, abrangem desde a Argentina até a parte inferior da América Central.

Os dados dos satélites são complementados pelos dados das estações meteorológicas terrestres, sendo gerados com essas informações, mapas com informações de pressão, temperatura, etc.

Não confundir as cartas sinóticas com as cartas climatológicas, que são apenas cartas temáticas de informação climatológica.

Cartas Náuticas

São também elaboradas em projeções conforme (Mercator) ou Gnomônica.

O detalhamento da carta náutica é exclusivamente desenvolvido para a parte de batimetria e detalhamento dos acidentes da hidrografia. O litoral é estabelecido com a maior precisão possível.

Além do detalhamento da linha de costa e acidentes que possam ocorrer como rochedos, baixos canais de navegação etc, está nas sondagens o principal interesse da carta náutica. As posições de sondagem são definidas pelo centro de observação, apesar de não ser mostrada no mapa.

Entre os pontos de sondagem são traçadas as linhas de mesma profundidade ou isóbatas. Não é definida uma eqüidistância entre elas, sendo traçadas apenas as que realmente interessam próximas a portos, canais, litoral, em relação ao calado das embarcações.

É uma carta que necessita de constante atualização (3 a 4 anos), sendo que as cartas náuticas de rios são mais dinâmicas ainda (1 a 2 anos).

O trabalho é orientado e gerenciado por convênios internacionais, sendo o Brasil responsável pela Cartografia náutica de sua costa e de todo o Atlântico Sul.

Ainda como exemplo de outros tipos de cartas especiais, pode-se citar:

- cartas aeronáuticas nas suas diversas aplicações: pilotagem, aeroportos, obstáculos, aproximações, aerovias etc;

- cartas de pesca;

- carta de encostas etc.

9.2 - Cartografia Temática

A Cartografia Temática é uma cartografia que mrealiza o inventário, a análise ou a síntese dos fenômenos físicos ou humanos. Não tem limitação, pois pode representar qualquer fenômeno que tenha uma distribuição espacial. Assim, tanto os fenômenos físicos como os humanos, que seja distribuídos sobre a superfície terrestre, são passíveis de serem visualizados.

9.2.1 - Divisão da Cartografia Temática

Cartografia Temática é uma subdivisão da Cartografia. Ela pode por sua vez ser subdividida, conforme a abordagem e a finalidade do mapeamento temático, apresentando-se como cartografia de inventário, cartografia analítica e cartografia de síntese.

Cartografia Temática de Inventário

Estabelece um levantamento qualitativo dos elementos representados nos mapas; é mais simples, uma vez que se preocupa apenas em apresentar o posicionamento geográfico dos fenômenos a mapear.

Exemplos: mapeamento geológico, mapas de distribuição de vegetação, mapas de localização de estradas, mapas pedológicos etc.

Cartografia Temática Analítica (Cartografia Estatística)

É uma cartografia quantitativa, classificando, ordenando e hierarquizando os fenômenos a representar. Pode-se analisar apenas um fenômeno, por exemplo, a produção agrícola de trigo no Brasil, ou vários fenômenos em conjunto, bem como estabelecer a análise de fenômenos compostos: balança comercial (importação e exportação) do país, ou mesmo vários fenômenos interligados, por exemplo, a produção agrícola e extrativismo mineral do Estado do Rio de Janeiro.

Por ser quantitativa, os métodos de visualização dos fenômenos são definidas pelas escalas ordinal e intercvalo ou razão.

Cartografia de Síntese

É a mais difícil e complexa, pois exige alto conhecimento técnico e pensamento subjetivo. Representa a correlação, cruzamento,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.2 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com