TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Colômbia

Seminário: Colômbia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/4/2014  •  Seminário  •  517 Palavras (3 Páginas)  •  251 Visualizações

Página 1 de 3

A Colômbia surpreende por sua tranquilidade e pela alegria e receptividade de seu povo. Bogotá, capital do país, é repleta de atrações culturais, bem como museus. Aproveite e saboreie o café colombiano, que, ao lado do brasileiro, é o melhor do mundo. Cartagena e San Andres também merecem sua visita. São dois paraísos existentes na Colômbia, sendo que o primeiro se destaca pelas atrações históricas, enquanto o segundo é um espetáculo natural banhado pelo Mar Caribe.

O pais se chama Colômbia, pois é uma homenagem à Cristóvão Colombo que foi quem descobriu o continente americano;

O nacionalismo é um movimento que considera a criação do Estado nacional como indispensável para as aspirações sociais, econômicos e culturais do povo. Caracteriza-se principalmente pelo sentido de comunidade de um povo, com base em uma origem, uma língua e uma religião comum. De uma forma muito geral, podemos definir o nacionalismo como a doutrina de que a identidade e as características que são típicas de uma nação. Mais precisamente, podemos dizer que o nacionalismo é um movimento político cujo objetivo é alcançar o direito à autodeterminação de um povo com raízes linguísticas, as características históricas e culturais (que pode ser traduzido para a existência de um Estado-nação independente, mas também em uma associação voluntária de uma nação a um estado multinacional).

Deve ser entendido, em um sentido amplo, para a nação como uma comunidade unificada cujo laços de união são baseados, geralmente, sobre a noção de etnia, no sentido de pertença à identidade nacional e de ter uma história e uma língua comum laços próprio, bem como culturais, religiosas e sociais.

Na Colômbia, houve poucos líderes políticos que se destacaram no pensamento nacionalista, o primeiro foi Miguel Antonio Caro, na segunda metade do século XIX e Laureano Gómez, na primeira metade do século XX. Gomez e Caro pertencem à tendência nacional conhecido conservadorismo católico, nem era considerado um membro do Partido Conservador Colombiano, porque eles viram idéias liberais influenciados e censurado por isso.

Estes pensadores colombianos são colocados em oposição ao pensamento cosmopolita, o liberalismo individualista universal, importação Anglo e estrangeiros para as idiossincrasias do nosso povo. Portanto, "rejeita o método de determinação dos resultados de qualquer pergunta sobre a base da razão" e se opõe a história, tradição e nação.

Neste escrito mostramos o movimento dialético e complexo entre a implantação das

relações de reprodução capitalistas no campo que fazem parte do processo de

formação territorial do Estado colombiano nas suas áreas periféricas, como é o caso

do Departamento do Putumayo e as formas de resistência da comunidade

camponesa-indígena Awá ao processo de desterritorialização. Em termos mais

específicos, entre 2000 e 2005 o Estado colombiano desenvolveu o “Plano

Colômbia” com a finalidade de erradicar o cultivo da coca, atividade que garantia a

sobrevivência desta e outras comunidades

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com