TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório da Aula Prática II: “Método Willis/Faust e cols”

Por:   •  11/11/2023  •  Pesquisas Acadêmicas  •  536 Palavras (3 Páginas)  •  71 Visualizações

Página 1 de 3

Centro Universitário São Camilo – Espírito Santo

Curso: Farmácia Disciplina: Parasitologia Clínica

Professora: Edilene Marin

Relatório da Aula Prática II:

“Método Willis/Faust e cols”

Alunos do 8° período: ESGR214046, Cássia da Silva Correia ESGR214247, Beatriz Delbem Fiorese ESGR214135, Felipe Boldrini Bergamin

ESGR213760, Laís Lima Machado Martins ESGR214155, Maria Eduarda Peixoto Collodetti ESGR215285, Maxwell de Almeida Araújo Thompson ESGR214022, Natan Lopes Chanca

ESGR215752, Sandy Daiany Vervloet ESGR214395, Victoria Fazolo Bravim

Cachoeiro de Itapemirim – ES Outubro / 2023

  1. INTRODUÇÃO

                A tecnica de Willis/ Faaust é um método de exame parasitólogico de fezes de caráter qualitativo, utilizado para visualização de ovos, oocistos e cistos, que possui como princípio da flutuação, onde os ovos flutuam, os que são pesados não flutuaram, mais os leves ficaram na superficie da solução (Pereira; Ferreira, 1991).

                O metodo de Willis consiste em um método de flutuação simples em solução saturada de açúcar ou de cloreto de sódio (NaCl), sendo bastante utilizado para evidenciar presença de ovos leves nas fezes, como os ovos de Ancilostomídeos. Sendo modificacada para o método de Faust (centrífugo-flutuação com sulfato de zinco) é muito utilizado na prática clínica para identificação de helmintos e protozoários (Santos et al., 2021).        

        Nesta perspectiva, possui diversas espécies de parasitas que contaminam o homem responsáveis pelas doenças endêmicas de grande relevância no Brasil. O diagnostico dessas doenças é executado por meio de metodologias específicas, efetuadas em Laboratórios. Dessa forma, objetivou-se identificar helmintos e protozoários em amostras de fezes, realizando identificação no microscópio, de acordo com características que permitem a diferenciação desses parasitas.

  1. OBJETIVO

         Nesta de aula prática, o objetivo foi explorar e compreender o Método Willis/Faust e Cols, um procedimento parasitológico amplamente utilizado. Este método é essencial para a detecção e identificação de parasitas intestinais em amostras de fezes, sendo uma ferramenta crucial na prática clínica para o diagnóstico e tratamento de infecções parasitárias. Durante a aula, os alunos tiveram a oportunidade de aprender a realizar o procedimento, interpretar os resultados e compreender a importância do diagnóstico parasitológico na prática clínica.

  1. MATERIAIS

.

  1. MÉTODOS

  1. RESULTADOS E DISCUSSÃO

  1. CONCLUSÃO

          Portanto,  é importante a realização dos testes de Wills e Faust. Nessa perspectiva, o teste de Wills tem como objetivo a identificação de flutuação de ovos leves de oocistos de protozoários e helmintos em solução satturada de açúcar ou sal. Vale destacar, que o teste de Faust identifica a ausência ou presença de oocistos, ovos leves ou cistos nas fezes. Nesse sentido, deve ser executado com grande cautela os procedimentos para evitar qualquer interferência nos resultados dos exames.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (63 Kb)   docx (192.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com