TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comercio Exterior // Brasil X USA

Ensaios: Comercio Exterior // Brasil X USA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/10/2014  •  325 Palavras (2 Páginas)  •  330 Visualizações

Página 1 de 2

O que são subsídios agrícolas e como eles funcionam ?

- São todo o capital de investimento ofertado aos agricultores para apoiar suas operações. Funcionam da seguinte forma: podem ser fornecidos diretamente, sob a forma de pagamento em dinheiro, ou podem assumir a forma de apoio indireto. (Por exemplo, um governo pode fornecer a baixo custo o seguro agrícola, manter os preços a um nível artificial, ou ajudar os agricultores de outras maneiras).

DE ACORDO COM OS TÓPICOS QUE ELA PEDIU:

O Brasil se destaca como exportador da laranja, principalmente como suco concentrado. O suco de laranja brasileiro, exportado para muitos países, tem como principal consumidor na modalidade congelado e concentrado os Estados Unidos.

O Brasil é o maior exportador mundial de suco de laranja, com US$ 1,7 bilhão. Mas o faturamento de US$ 400 milhões com exportações para os Estados Unidos foi afetado em 2009. Além do real valorizado, da sobretaxa e do menor consumo no mercado dos EUA, os americanos dobraram o estoque de suco durante o ano.

O suco de laranja brasileiro tem sofreu com os elevados níveis de barreiras comerciais impostos pelos Estados Unidos e blocos econômicos. Esta barreira ao suco de laranja é um velho ponto de discórdia entre os dois governos. Porém, o Brasil conseguiu a condenação na Organização Mundial do Comércio (OMC) destas barreiras ao suco de laranja nacional impostas pelos Estados Unidos. A OMC em Genebra julgou como medidas ilegais americanas e ordenou que desfizesse estas barrerias.

Em si, os Estados Unidos abaixou estes altos níveis nas barreiras comerciais ainda no governo de Obama; O governo brasileiro estima que tem contribuído de forma importante para a redução do déficit comercial dos EUA, mas não tem recebido concessões em troca. Atualmente, os Estados Unidos são apenas o terceiro principal destino das exportações de laranjas nacionais, superado por Argentina e China. Pelos cálculos do Itamaraty, o País com o qual os EUA têm o maior superávit é justamente o Brasil.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com