TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Visão geral do comércio exterior do Brasil

Resenha: Visão geral do comércio exterior do Brasil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/11/2014  •  Resenha  •  1.434 Palavras (6 Páginas)  •  269 Visualizações

Página 1 de 6

Panorama do Comércio Externo Brasileiro

As exportações brasileiras seguem em ritmo acelerado de crescimento consecutivo há mais de 6 anos, batendo recordes históricos na economia brasileira e gerando superávits na balança de paga-mentos nunca antes vistos. Este trabalho tem como objetivo geral apresentar um resgate da evolução do comércio Exterior Brasileiro , assim como sua participação recente no contexto econômico internacional, destacando os principais destinos e origens das transações brasileiras, os principais produtos e as principais empresas detentoras do fomento do comércio Exterior Brasileiro. O grande incentivo dado pela elevação da taxa de câmbio real resultou não somente da desvalorização que se seguiu à flutuação cambial em 1999, mas também das variações registradas em 2001 e 2002. As importações tiveram seu incremento principalmente a partir do ano de 2004, com a implantação do Plano Real, que estabilizou a paridade do Real com o dólar.

O impacto das reformas estruturais promovidas ao longo da década de 1990 (liberalização comercial, privatização), teria introduzido fortes elementos de pressão competitiva no ambiente

produtivo doméstico, com resultados expressivos em termos de aumento de produtividade das firmas brasileiras.

Definições e Conceitos Básicos de Logística

A Logística é a área da administração que cuida do transporte e armazenamento das mercadorias.

Logística é o conjunto de planejamento, operação e controlo do fluxo de materiais, mercadorias, serviços e informações da empresa, integrando e racionalizando as funções sistêmicas desde a produção até à entrega, assegurando vantagens competitivas na cadeia de abastecimento e a conseqüente satisfação dos clientes.

Em linhas gerais, podemos dizer que a logística está presente em todas as atividades de uma empresa. A logística começa pela necessidade do cliente. Sem essa necessidade, não há movimento de produção e entrega, toda a responsabilidade pelas atividades de movimentação e armazenagem que facilitam o fluxo de produtos desde o ponto de aquisição da matéria-prima até o ponto de consumo final, é atribuído à logística.

A logística empresarial trata de todas atividades de movimentação e armazenagem, que facilitam o fluxo de produtos desde o ponto de aquisição da matéria-prima até o ponto de consumo final, assim como dos fluxos de informação que colocam os produtos em movimento, com o propósito de providenciar níveis de serviço adequados aos clientes a um custo razoável.

A logística empresarial estuda como melhor prover os serviços de distribuição aos clientes e consumidores, através de planejamento, organização e controle efetivos para as atividades de movimentação e armazenagem que visam facilitar o fluxo de produtos.

Marketing Internacional

Trata-se de atividades de marketing idealizadas para um ambiente que não seja o doméstico, ou seja, um ambiente nacional pouco familiar. Estas atividades internacionais de uma organização podem se dar em um ou mais países, tendo orientação multinacional ou global.

Com a globalização das economias e a internacionalização dos negócios, os mercados estrangeiros se tornaram alvos estratégicos para as empresas com base doméstica. A internacionalização das empresas, quer seja através da expansão de suas operações para os mercados externos, quer seja através da aquisição de insumos, componentes e/ou bens acabados, parece ter se tornado uma questão ligada a própria sobrevivência das organizações em mercados cada vez mais competitivos.

A globalização econômica traz a possibilidade de acesso a novos mercados, antes inexplorados, favorecida especialmente pela progressiva queda das barreiras tarifárias e não tarifárias ou técnicas. Dessa maneira, para que as empresas possam desfrutar das novas oportunidades e, ao mesmo tempo, reduzir ou eliminar as eventuais ameaças inerentes a este novo ambiente competitivo, emerge o desafio da internacionalização. Neste novo contexto, o Marketing Internacional passa a ser uma área do conhecimento fundamental para a inserção bem sucedida de firmas nos complexos mercados internacionais. Além disso, sabe se que o desconhecimento das ferramentas de Marketing Internacional é um dos aspectos responsáveis pelo insucesso de organizações brasileiras nos mercados estrangeiros.

O sucesso de uma estratégia de marketing, seja doméstica ou internacional, depende da identificação das necessidades dos consumidores, e do seu melhor atendimento, do que os competidores. Os autores mencionam que o desenvolvimento de uma estratégia de sucesso é vista como um processo. Este aspecto implica em uma análise estratégica, anterior à implementação dos planos ou programas de marketing. Esta análise permite que a organização tome decisões e formule uma estratégia amparada em bases sólidas.

Gestão da Exportação I

A variável produção está intimamente ligada ao planejamento estratégico de exportação. É necessário que a empresa se adapte às exigências do novo consumidor e insira o produto com competitividade no mercado. Observadas essas necessidades, a melhor escolha do processo produtivo dependerá do objetivo da organização no país de destino. O estudo de preferências do cliente, seu modo de pensar, viver e agir, é um importante instrumento para formação da estratégia de promoção nesse mercado.

A atividade de exportar pressupõe boa postura profissional, habilidade, versatilidade e segurança diante da dinâmica do mercado internacional, não somente quanto ao aspecto da venda, como da própria logística, desde a fabricação do produto até sua entrega no destino final, garantindo o recebimento das divisas. Por isso, toda decisão de exportar, deve ser seguida de um planejamento.

O comércio internacional de bens adquiriu enorme importância na última década, e hoje representa um amplo mercado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com