TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Congresso De Berlim

Casos: Congresso De Berlim. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/11/2014  •  336 Palavras (2 Páginas)  •  292 Visualizações

Página 1 de 2

Congresso de Berlim

Na sequência do conflito russo-turco de 1877-1878, os representantes das principais forças políticas europeias (Alemanha, França, Inglaterra, Áustria, Itália, Rússia e Prússia) reuniram-se em congresso, em Berlim, entre 13 de junho e 13 de julho de 1878.Destes encontros, dominados pela figura do chanceler Otto von Bismarck, resultou a assinatura de um tratado que determinava o desaparecimento da influência turca na região dos Balcãs, embora os turcos conservassem ainda o seu poder na Macedónia e em Constantinopla.

De certa forma, a recente guerra da Jugoslávia pode ser apontada como uma consequência longínqua dos problemas étnicos que as decisões do Congresso de Berlim não resolveram, antes agudizaram.

________________________________________________________________

O Congresso de Berlim (13 de junho - 13 de julho de 1878) foi uma reunião de líderes estadistas das grandes potências europeias e o Império Otomano em Berlim, em 1878. Na sequência da Guerra russo-turca de 1877–1878, o objetivo da reunião foi o de reorganizar os países dos Balcãs. Otto von Bismarck,

que conduziu o Congresso, se comprometeu a equilibrar os diferentes interesses da Grã-Bretanha, Rússia e Áustria-Hungria. Como consequência, no entanto, as diferenças entre a Rússia e a Áustria-Hungria foi intensificada, tal como as questões de nacionalidade dos Balcãs.

Procedimentos

O Congresso contou com a presença do Império Britânico, Áustria-Hungria, a França, o Império Alemão, a Itália, o Império Russo e o Império Otomano. Delegados da Grécia, Roménia, Sérvia e Montenegro participaram das sessões em que os seus Estados foram envolvidos, mas não eram membros do Congresso.

O congresso foi solicitado pelos rivais do Império Russo, especialmente pela Áustria-Hungria e Grã-Bretanha, e foi organizado em 1878 por Otto von Bismarck. O Congresso de Berlim propôs e ratificou o Tratado de Berlim.

As reuniões foram realizadas na Chancelaria do Reich, no antigo Palácio Radziwill, de 13 de junho de 1878 até 13 de julho de 1878. O congresso revisou ou eliminou 18 dos 29 artigos do Tratado de San Stefano. Além disso, usando como base os Tratados de Paris (1856) e Washington (1871), o tratado efetuado rearranjou a situação do Oeste.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com