TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Correntes Imigratórias

Por:   •  9/11/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.003 Palavras (5 Páginas)  •  1.223 Visualizações

Página 1 de 5

GEOGRAFIA

 CORRENTES IMIGRATÓRIAS

Introdução

A população brasileira é formada por três grupos étnicos básicos: o índio, o branco (europeu) e o negro (africano).

Dentre os europeus, os imigrantes portugueses totalizaram maior número de imigrantes, pois foram eles os colonizadores do território brasileiro.

Os negros entraram no Brasil como imigrantes forçados, pois vieram escravizados.

No século passado, mais um grupo veio participar da formação da população brasileira: os asiáticos, destaque aos japoneses.

Correntes Imigratórias

Imigração Portuguesa

Imigração Portuguesa para o Brasil durante o Período Colonial

Décadas

Nacionalidade

1500-1700

1701-1760

1808-1817

Portugueses

100.000

600.000

24.000

A imigração teve início no Brasil a partir de 1530, com os portugueses, quando começou a estabelecer-se um sistema relativamente organizado de ocupação e exploração da nova terra. A tendência acentuou-se a partir de 1534, quando o território foi dividido em capitanias hereditárias e se formaram núcleos sociais importantes em São Vicente e Pernambuco.

A criação do governo-geral em 1549 atraiu muitos portugueses para a Bahia.

Entre 1500 e 1700, 100.000 portugueses se deslocaram para o Brasil, a maioria dos quais fazia parte da iniciativa privada que colonizou o País: grandes fazendeiros ou empresários falidos em Portugal que, através da distribuição de sesmarias, tentavam se enriquecer facilmente e retornar para Portugal.

Imigração Africana

Sua imigração foi forçada, foram trazidos para trabalharem principalmente na agricultura. Seu início ocorreu na segunda metade do século 16, e desenvolveu-se no século 18 até ser proibida em 1850.

 É impossível precisar o número de escravos trazidos durante o período do tráfico negreiro, mas admite-se que foram de cinco a seis milhões. O negro africano contribuiu para o desenvolvimento populacional e econômico do Brasil e tornou-se, pela mestiçagem, parte inseparável de seu povo. Os africanos espalharam-se por todo o território brasileiro, em engenhos de açúcar, fazendas de criação, arraiais de mineração, sítios extrativos, plantações de algodão, fazendas de café e áreas urbanas. Sua presença projetou-se em toda a formação humana e cultural do Brasil com técnicas de trabalho, música e danças, práticas religiosas, alimentação e vestimentas.

Espanhóis, franceses, judeus

A entrada de estrangeiros no Brasil era proibida pela legislação portuguesa no período colonial, mas isso não impediu que chegassem espanhóis entre 1580 e 1640, quando as duas coroas estiveram unidas; judeus (originários, sobretudo da península ibérica), ingleses, franceses e holandeses. Esporadicamente, viajavam para o Brasil cientistas, missionários, navegantes e piratas ingleses, italianos ou alemães.

[pic 1]

A imigração propriamente dita começou, com a abertura dos portos, a partir de 1808. Dois mil suíços e mil alemães radicaram-se no Brasil nessa época, incentivados pela abertura dos portos às nações amigas. Outras tentativas de assentar irlandeses e alemães, especialmente no Nordeste, fracassaram completamente. Apesar de autorizada a concessão de terras a estrangeiros, o latifúndio impedia a implantação da pequena propriedade rural e a escravidão obstaculizava o trabalho livre assalariado.

Na caracterização do processo de imigração no Brasil encontram-se três períodos que correspondem respectivamente ao auge, ao declínio e à extinção da escravidão.

Períodos da Imigração para o Brasil

O Brasil está em quarto lugar em número de imigrantes recebidos no período de

1800 a 1955. Pode-se dividir em três períodos: de 1808 a 1850; de 1850 a 1930 e de 1930 até os nossos dias.

- de 1808 a 1850: Início: D. João abre os portos às nações amigas. Término: promulgação da Lei Eusébio de Queirós que proíbe o tráfico de escravos ao Brasil. D. João estimula por decreto e permite ao estrangeiro ser proprietário de terras brasileiras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (188.6 Kb)   docx (89.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com