TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Crise

Trabalho Universitário: Crise. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/3/2015  •  551 Palavras (3 Páginas)  •  254 Visualizações

Página 1 de 3

Atividade de Sociologia

1- Faça uma síntese dos principais avanços conceituais realizados pelos humanistas e enciclopedistas na Ilustração acerca da política, do poder e do governo.

R.: Sociedade Contratual: representada por sistemas legais, políticos e administrativos convenientes.

Poder: construção lógica e jurídica independente de quem ocupa, de forma temporária e representativa.

República: forma de governo baseada na legitimidade popular, à defesa da igualdade jurídica, da democracia e da liberdade de manifestação pública.

2- Adam Smith foi o criador de uma das mais importantes contribuições às ciências sociais ao desmistificar a origem da riqueza. Qual foi essa desmistificação?

R.: Em sua obra “A Riqueza das Nações”, Adam Smith focou o trabalho, ou seja, a produtividade como grande fonte de produção e valor, desvendando assim a origem da riqueza. Continuou seus estudos no livro “Teoria dos Sentimentos Morais”, afirmando que a vida social humana está fundada em sentimentos de benevolência e simpatia tornando público e notório que o homem depende da sociedade para tudo, despertando assim, o estudo da sociologia como ciência.

3- Quais foram as primeiras e fundamentais questões que os sociólogos pioneiros do século XIX

tiveram de enfrentar e por quê?

R.: Os primeiros desafios dos cientistas sociais da época foi entender as profundas e intensas transformações sociais que aconteciam (principalmente ne Europa), em decorrência das Revoluções Francesa e Industrial.

Foi justamente a busca das respostas para as perguntas que surgiam frente a essas transformações que fizeram surgir a Sociologia enquanto ciência.

4- Qual a influência das ideias e da teoria de Charles Darwin no pensamento sociológico positivista?

R.: Suas ideias e teorias apoiavam-se na sua hipótese de seleção natural, que diz que as espécies que existem hoje, são aquelas que melhor se adaptam ao meio ambiente em que vivem, e foram se diferenciando a partir da sobrevivência dos indivíduos. O pensamento positivista tem como ideia a de que o homem é produto do seu meio social.

Comte (O pai do positivismo) desenvolveu suas ideias influenciado pela teoria evolucionista que tem Charles como braço forte.

5- Como a ideia evolucionista da biologia, transporta para as ciências sociais, condicionou a visão dos europeus sobre as sociedades não europeias durante o imperialismo?

R.: Pensavam que existiam sociedades mais evoluídas que outras, que eles eram raças superiores, em razão disso escravizavam os outros

especialmente os negros, e isso era a superioridade europeia.

6- Quais os dois movimentos que Comte distinguia na sociedade? Como ele os relacionava?

R.: Os dois movimentos que Comte distinguiu na sociedade foram o dinâmico e o estático. O dinâmico seria responsável por levar as sociedades do estagio inferior para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com