TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cruz Vermelha Internacional

Trabalho Universitário: Cruz Vermelha Internacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/5/2014  •  742 Palavras (3 Páginas)  •  750 Visualizações

Página 1 de 3

Trabalho de Geografia

Cruz Vermelha

Nosso trabalho é sobre a ONG Cruz Vermelha, que é uma organização internacional, sem fins lucrativos, com o objetivo principal de prestar socorro e assistência às pessoas vítimas de guerras e catástrofes naturais (terremotos, tornados, enchentes, etc).

“A Cruz Vermelha atua em todo o mundo, baseada em sete princípios fundamentais: humanidade, imparcialidade, neutralidade, independência, voluntariado, unidade e universalidade. Suas ações no cumprimento de sua missão humanitária estão voltadas para as seguintes áreas essenciais: saúde, educação, socorros, juventude, voluntariado e meio ambiente. Atualmente, a Cruz Vermelha Brasileira está distribuída em quase todo o território nacional (exceto no Acre, Amapá, Piauí, Roraima e Rondônia) por meio de 23 filiais estaduais, que contam com um quadro de cerca de 15 mil voluntários cadastrados em todo o Brasil”, conta Luiz Alberto Lemos Sampaio, presidente da filial do Rio de Janeiro.

Mostraremos como funciona a ONG internacional Cruz Vermelha.

Fundada em 1863, pelo suíço Jean Henri Dunant. A Cruz Vermelha conta com a ajuda de milhares de voluntários. Sua sede se localiza em Genebra, na Suiça. É desse lugar que parte toda a organização e elaboração de planos, com a colaboração de governos, para colocar em prática as metas assistenciais.

A Cruz Vermelha é um movimento internacional humanitário com aproximadamente 97 milhões de voluntários no mundo. Seu objetivo é proteger a vida e a saúde humana, além de prevenir e aliviar sofrimento humano, sem discriminação baseado em nacionalidade, raça, sexo, religião, classe social ou opiniões políticas. O movimento é formado por 3 partes diferentes:

• O Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) é uma instituição humanitária fundado em 1863 em Genebra, Suíça, por Jean Henri Dunant.Esse comite possui 25 membros com uma autoridade unica sob a lei internacional humanitaria, para proteger a vida e a dignidade de vítimas de conflitos internacionais e internos. O CICV foi premiado com o Prêmio Nobel da Paz três vezes, em 1917, 1944 e 1963.

• A Federação Internacional das Sociedades da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho (FIRC) foi fundado em 1919, e atualmente coordena as atividades entre as 186 sociedades da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho dentro do movimento. Ao nível internacional, a Federação lidera e organiza, em coorperação com as Sociedades Nacionais, missões de assistência para emergências de grande escala. Em 1963, a Federação, então conhecida como a Liga das Sociedades da Cruz Vermelha, foi premiado com o Prêmio Nobel, em conjunto com o CICV.

• Sociedades da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho existem em quase todos os países do mundo.Hoje em dia, 186 Sociedades Nacionais são reconhecidas pelo CICV, e admitidos como membros da federação. Cada entidade trabalha em seu país de origem de acordo com os princípios da lei internacional humanitária e do estatutos do Movimento internacional. De acordo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com