TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Curso rapido de informatica

Por:   •  27/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  765 Palavras (4 Páginas)  •  380 Visualizações

Página 1 de 4

UNIP

Nome: Diva Mendes Antonio da Silva          RA: 1424226

Curso rápido de Informática aos alunos e professores da escola estadual Francisco Alves Brizola.

Bauru

05/2015

Diva Mendes Antonio da Silva

Curso rápido de Informática aos alunos e professores da escola estadual Francisco Alves Brizola.

[pic 1]

     

Bauru

2014

2

Sumario

Introdução...................................................................3

Desenvolvimento.........................................................4

Resultados esperados.................................................7

Conclusão...................................................................8

Referencias.................................................................9

3

Introdução

Veremos aqui uma proposta de um projeto, que visa promover a Veremos aqui uma proposta de um projeto, que visa promover à instrução a informática básica aos alunos e professores da escola Francisco Alves Brizola. Para que os alunos e professores sejam inseridos no mundo digital sem complicação.

4

Desenvolvimento.

A inclusão digital é de suma importância, pois no mundo em vivemos atualmente a TI Tecnologia da Informação gerou uma revolução no comercio, nas operações bancarias, bem como no acesso a informação e na educação como cursos técnico e superior a distancia. Tornando-se fundamental na sociedade por gerar um novo paradigma de comunicação. Neste ambiente a alfabetização digital tornou-se essencial, ou seja, ensinar como se usar um computador aos que não o sabem, para que comecem a dar os primeiros passos na era digital, e para isso comecemos pelo mais básico como ligar o PC , como escrever e formatar e montar uma apresentação e principalmente como navegar na internet , ou seja saber fazer pesquisa na internet para fins educacionais. Pois alem de dar o computador as escolas devem ensinar os alunos e professores a usar-los, por isso decidi montar um curso rápido de informática básica e então ajudar quem não sabe nada de computadores, bem como compreender que não se trata de uma coisa complicada .

Na pesquisa para estruturação da proposta, identificamos há três requisitos básicos para a inclusão digital, segundo o site INFO JOVEM:

Um computador, acesso a internet e domínio sobre essas ferramentas

Na escola Francisco Alves Brizola, avaliada no relatório de caracterização escolar, constatou-se que esta unidade escolar possui os citados requisitos. Minha proposta será ministrar um curso rápido de introdução à informática básica aos alunos e professores no período da manha e tarde, as aulas ocorrerão durante o intervalos/recreio, pois a maioria dos alunos mora longe da escola em questão e não tem como ir a escola em horário diferente das aulas, o curso terá duração de três semanas, com aulas todos os dias com duração de 20 minutos,com turma de 15 alunos( numero de computadores disponíveis na sala de informática).

5

O conteúdo a ser trabalhado será: introdução ao Windows; navegação básica na internet; introdução ao Word; introdução ao PowerPoint; segurança na Internet. Apesar de singelo, o conteúdo tem por o objetivo maior dar aos alunos a instrução nos programas mais básicos do computador para que eles possam produzir de forma correta trabalhos escolares nas ferramentas apresentadas, como exemplo, redigir e formatar um texto no Word, criar uma apresentação no PowerPoint , saber realizar pesquisas no Google de forma mais eficiente e saber utilizar o correio eletrônico e outros recursos das redes sociais.

O cronograma do curso será:

Aula 1 – introdução informática, explicação de o que é hardware , software , sistema operacional.

Aula 2 – ligar e desligar o computador e ícones de janela ( botões de minimizar,  maximizar e fechar.

Aula 3 – menu iniciar, lixeira e o que é a internet.

Aula 4 – pesquisa no Google e introdução a segurança na internet

Aula 5 – criar um e-mail e tira duvida

Aula 6 – apresentação do Word (comandos básicos e recursos)

Aula 7 – formatando um texto ( os alunos deveram formatar um texto com a orientação do professor e assim entender como os recursos do Word funciona)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (113.7 Kb)   docx (15.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com