TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Definição De PIB - Produto Interno Bruto

Dissertações: Definição De PIB - Produto Interno Bruto. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/4/2014  •  1.604 Palavras (7 Páginas)  •  663 Visualizações

Página 1 de 7

Definição de PIB – Produto Interno Bruto

O produto interno bruto (PIB) é um indicador econômico que é amplamente utilizado medir a riqueza criada num país e num determinado ano. É definido como o valor total da produção nacional de bens e serviços em um determinado país durante um ano dado pelo agentes que residem no país. É também a medida do rendimento da produção de um determinado país. É chamada às vezes a produção econômica anual ou apenas de saída. O produto interno bruto (PIB) representa a soma (em valores monetários) de todos os bens e serviços finais produzidos numa determinada região (quer seja, países, estados, cidades), durante um período determinado (mês, trimestre, ano, etc). O PIB é um dos indicadores mais utilizados na macroeconomia com o objetivo de mensurar a atividade econômica de uma região.Na contagem do PIB, considera-se apenas bens e serviços finais, excluindo da conta todos os bens de consumo de intermediário (insumos). Isso é feito com o intuito de evitar o problema da dupla contagem, quando valores gerados na cadeia de produção aparecem contados duas vezes na soma do PIB.

1.2 - PIB Nominal

PIB Nominal é o valor dos bens e serviços medidos a preços correntes. Seu valor é apurado a partir da variação da produção real de setores multiplicados pelo índice de preços apurados para esse setor.

1.3 – PIB Real

PIB Real é o valor dos bens e serviços medidos a preços constantes. É uma medida mais perfeita do bem-estar econômico, pois leva em conta a produção total de bens e serviços sem a influência da variação nos preços.

1.4 - Fórmula para cálculos do PIB

O valor do PIB é calculado a partir das despesas efetuadas pelos diversos agentes económicos em bens e serviços para utilização final, isto é, aqueles bens e serviços que não vão servir de consumos intermédios na produção de outros bens e serviços, corresponderá à despesa interna (C), a despesa do Estado em bens de consumo “consumo público” (G), despesa das empresas em investimento (I), as exportações, (X) e as importações (M).

PIB = C + I + G + (X – M)

1.5- Principais Setores responsáveis pela produção do país

1. Indústria

Extrativa Mineral, Transformação, Serviços Industriais de Utilidade Pública e Construção Civil;

1. Agropecuária

Agricultura, Extrativa Vegetal e Pecuária;

1. Serviços

Comércio, Transporte, Comunicação, Serviços da Administração Pública e outros serviços.

1.6- Produção Econômica

É constituída por um bem econômico e todas as operações que lhe agreguem valor como:

1. Armazenamento

2. Propaganda

3. Impostos

4. Transporte

5. Produção

1.7- Política de Produção Estabelecida pelos Países

Cada país tem o seu próprio órgão ou instituto e sua própria metodologia para o cálculo do PIB, mas a medida que a economia do país demonstra sinais de estabilidade, e ganha confiança do investidor estrangeiro, como é o caso do Brasil, que atingiu um nível de reservas internacionais acima de US$ 100 bilhões, aproximando-se da taxa média dos países emergentes, quitou sua dívida junto ao FMI, configurando uma situação em que os técnicos do país vêem necessário adequar os cálculos para obtenção do PIB aos padrões internacionais, países que seguem as orientações propostas pela ONU, obtém dados mais próximos da realidade e com muito mais credibilidade.

• Produção, Aumento de Produção e Produtividade

O PIB é uma medida de fluxo de produção - produção por unidade de tempo (ano). Por isso, ele não considera estoques de capital (economia), que em ultima instância são importantes componentes determinantes dos fluxos de produção, como por exemplo: capital social, capital humano, capital natural, nível de eficiência de instituições.

1.9- Crise Econômica

As crises econômicas são crises do mercado capitalista, de suas estruturas organizacionais, como as empresas e o Estado, seu organizador e planejador geral. Tais crises provocam efeitos destrutivos sobre a vida das pessoas, desorganizando sua participação regular no mercado capitalista, sendo que tal participação é a única forma aceita de vida coletiva. A vida coletiva é a vida no mercado como agente “econômico”, como membro da produção e do mercado consumidor.

Tais crises provocam o aprofundamento da crise humana, aceleram a dependência dos seres humanos diante do mercado, desagregam os mecanismos de inserção na estrutura de mercado, descartam pessoas da produção e do consumo.

É a incapacidade de o país combater a inflação sem atrapalhar a produção de bens e serviços, diminuindo o nível de crescimento do país.

1.10- PIB Brasileiro 2010

1.11- Produtividade e quais seus reflexos para a economia bem como para a sociedade.

1. Quanto maior o PIB, maior a quantidade de empregos, o giro de mercadoria e a variedade de produtos;

1. Quanto maior a produção, mais fácil de distribuir essa riqueza;

2. A renda circula e todos são beneficiados.

1.12- Produção e Progresso tecnológico

Produção é a atividade da combinação dosfatores de produção que têm como finalidadesatisfazer as necessidades do ser humano. O progresso tecnológico é o elemento propulsor de tudo que existe na modernidade. Nos últimos cem anos, o mundo tem sido tomado por um progresso tecnológico em todos os sentidos, isto é, com o aparecimento do rádio, da televisão, do automóvel, do telefone, do computador, e muitas outras formas de avanços que a sociedade tem presenciado. Este progresso tem feito bem a humanidade, no entanto, alguns problemas surgem com grande freqüência decorrente de tais crescimentos, que têm surgido com objetivo de melhorar as condições em que os seres humanos estão vivendo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com