TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Conceito do PIB – Produto Interno Bruto

Por:   •  1/6/2015  •  Dissertação  •  582 Palavras (3 Páginas)  •  328 Visualizações

Página 1 de 3

QUESTIONÁRIO DA DISCIPLINA ECONOMIA

01 – Conceitue que venha ser PIB – Produto Interno Bruto  e dê um exemplo.

Resposta.1-PIB é a sigla para Produto Interno Bruto, e representa a soma, em valores monetários, de todos os bens e serviços finais produzidos numa determinada região, durante um período determinado.O PIB, é uma medida de fluxo de produção - produção por unidade de tempo (ano). Por isso, ele não considera estoques de capital (economia), que em ultima instância são importantes componentes determinantes dos fluxos de produção, como por exemplo,capital social, capital humano, capital natural, nível de eficiência de instituições

02 – Conceitue PNB – Produto Nacional Bruto e dê um exemplo.

Resposta.2- O Produto Nacional Bruto é a quantidade de bens e serviços produzidos pelos nacionais de um país num dado período de tempo (o cálculo é habitualmente efetuado para os anos civis). Por exemplo, o PNB português de 1997 é o total da produção levada a cabo por cidadãos portugueses, independentemente de ela ter sido efetuada em território português ou não, ao longo desse ano.

03 – Faça um breve comentário a cerca da relação do PIB com o IDH – Índice de Desenvolvimento Humano. (min. 5 linhas).

Resposta.3- Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é uma medida comparativa usada para classificar os países pelo seu grau de "desenvolvimento humano" e para ajudar a classificar os países como desenvolvidos (desenvolvimento humano muito alto),em desenvolvimento(desenvolvimento,humano médio e alto) e subdesenvolvidos (desenvolvimento humano baixo). A estatística é composta a partir de dados de expectativa de vida ao nascer,educação e PIB (PPC) per capita (como um indicador do padrão de vida) recolhidos a nível nacional. Cada ano, os países membros da ONU são classificados de acordo com essas medidas. O IDH também é usado por organizações locais ou empresas para medir o desenvolvimento de entidades subnacionais como estados, cidades, aldeias, etc.

04 – Explique a diferença entre o PIB Real e PIB Nominal.

Resposta.4- O PIB Nominal é relacionado ao valor dos preços atuais, o Real é calculado sobre o valor constante, ou seja, de acordo com o ano-base escolhido para análise. Para se calcular estes dois indicativos, é utilizado o deflator do PIB, cuja estatística é mensurada pela divisão do PIB Nominal com o Real e multiplicado pelo valor de Cem.

05 – Comente com suas palavras Metas Estruturais. (min. 5 Linhas).

Resposta:5-

06 – Comente com suas palavras Metas Conjunturais. (min. 5 Linhas).

07 – O que significa Depósito Compulsório do Banco Central.

08 – Quais são as maneiras de se financiar um Déficit Público. Cite e conceitue.

09 – Numa possível elevação da Taxa de Juros pelo governo federal, pode prejudicar  a atividade econômica de um Estado como o Amazonas? Explique se sua resposta for sim ou não.

10 – Descreva o ciclo vicioso do Endividamento Público.

11 – Conceitue Inflação. (min. 5 linhas).

12 – O que acontece com um país cujas reservas cambiais chegam ao fim?

13 – Conceitue Lei da Procura e Lei da Oferta e exemplifique cada uma.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (115.4 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com