TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Deposito miineral

Por:   •  6/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.416 Palavras (10 Páginas)  •  392 Visualizações

Página 1 de 10

ÁREA I

Mapa referente ao cráton Norte da China

Área com rochas magmáticas, formada por granitoides com idades do final do Jurássico e início do Cretáceo (145 Ma). Formação de depósitos pórfiros em zonas convergentes-colisionais, onde ocorreu uma intrusão magmática resultando em fraturas na rocha encaixante. O magma por diferença de densidade ascende alocando-se nos espaços vazios entre as fraturas, formando um conjunto de veios (stock Works).

Os depósitos principais localizam geograficamente entre os dois crátons, e a concentração desses depósitos se localiza no cinturão orogênico. A direção tende-se NE-SW com concentração de depósitos de ferro e depósitos de Cu-Au-Mo, na direção NW-SE se concentra depósitos Cu-Au-Mo, podendo ocorrer Fe e Cu-Fe. Os depósitos de Fe tendem sua ocorrência em rochas vulcânicas cretáceas, já os de Cu-Au-Mo tendendo ocorrer em granitoides de idade Mezozóica.

Esboço de mapa geológico do distrito metalogênico.

Mapa A

Região com predominância de rochas magmáticas, granodioritos, Quartzo diorito porfirítico e Diorito piroxênio, podendo ocorrer carboníferos.

Área compostas por eixos de dobras, tendendo a direção NE-SW, observando a correlação com a direção dos depósitos em geral. O depósito com direção NW-SE se orienta na direção da falha.

Mapa B

Observa-se conjunto de falhas com direção NW-SE, resultadas das intrusões graníticas. Carboníferos de idade Permiana à Triássico durante o metamorfismo de contato é alterado, formando um pequeno depósito de Skarn/Escarnito localizados no NW da área.

Distribuição da alteração e mineralização na seção

Representação de furos de sondagem na seção AB, direcionado NW-SE, cortando o corpo intrusivo Quartzo Diorito porfirítico que tem direção NE-SW.

O perfil com profundidade aproximada de 1200m observa-se a maior concentração do corpo de minério entre 200 a 600m, com orientação do mergulho SE. A orientação da rocha encaixante Quartzo Sienito porfirítico e Quartzo Diorito porfirítico varia sua direção SW à orientação do corpo de minério respectivamente.

As rochas encaixantes sofrem alteração hidrotermal por fluidos magmáticos , resultando em um zoneamento de alteração hidrotermal, as principais observadas foram Calcio-silicato, Potássica, Propilítica e Fílica.

Fotografias mostrando diferentes veios e estágios

Nas principais zonas de alteração citadas foi observada a predominância de minerais específicos em cada zona.

Zona Potássica

Caracterizada por feldspato potássico e/ou biotita, tendo como acessório Quartzo, identificados nas imagens (C; L; J e M).

Zona Propilítica

Caracterizada principalmente pela associação Clorita-Epidoto com ou sem albita, calcita, pirita, e como acessórios, Quartzo, magnetita e ilita. Identificadas nas imagens (I; J e K).

Zona Fílica

Caracterizada pelo intenso desenvolvimento de quartzo-sericita-pirita, destruição de máficos (incluindo biotita). Identificados nas imagens (C; D; F; H; I; M e N)

Zona Calciossilicatada (escarnitos)

Caracterizada por silicatos de Ca e Mg dependendo da rocha hospedeira Calcário ou Dolomita. No calcário ocorre wollastonita, epidoto, clorita e actolita. Na Dolomita ocorre serpentinita, talco e clorita. Identificados nas imagens (D; E; I; J e K).

Diagramas de classificação de amostras analisadas de rochas intrusivas

  1. Gráfico relaciona concentração de Na2O+K2O e concentração de Si2O. Pode-se observa que o Tonalito porfirítico, está contido no Granodiorito e sua concentração varia entre 69 a 71% de Si2O, e entre 6 e 7% de Na2O+K2O. Os demais pórfiros estão presentes no Granito com concentração de Si2O maior que 71% e Na2O+K2O maior que 7%.

  1. Gráfico relaciona óxido de potássio (K2O) e sílica (Si2O), maior concentração de pórfiros acima de 70% de Si2O e entre 1,2 e 2% de K2O, alta série  K calc-alcalino. Tonalito porfirítico entre 69 e 70% de Si2O e presente na zona média de K2O.

  1. Rochas Peraluminosas formadas por Granito porfirítico, Granodiorito porfirítico, Granito de granulação média, Granito de granulação fina. Rochas que possuem uma concentração de alumínio maior que Na, K e Ca. Observando a maior concentração dos depósitos.
  1. Tipos de granitos relacionados ao local de origem.

Tipo I: fusão parcial de rocha ígnea metamorfizada.

Tipo S: fusão parcial de rocha sedimentar metamorfizada.

Tipo A: Granito alcalino.

Tipo M: Origem mantélica (manto).

  1. Rochas do Tipo I, rochas da fusão parcial de rocha metaígneas. Tendência de 70-81% Si2O e 0,17-0,01% de P2O5, ou seja, P2O5 diminui e Si2O aumenta.

  1. Depósito do tipo I: Granitos de granulação fina, em uma menor quantidade, Granodiorito e Granito de granulação média.

Gráficos de decaimento radioativo

De acordo com a relação por idade, as rochas estão datadas entre ± 293,7 a 298,4 Ma pertencendo ao período Permiano. Nestas idades, os depósitos estão propícios a formação de Cu e Au, com uma tonelagem aproximada de 150 Mt.

Diagramas de discriminação tectônica de Ta contra Nb

Descrição de granitos tipo alcalinos, relacionando Ítrio (Yb) e Tálio (Ta), mostrando suas relações em determinados ambientes. Sendo granitos de arco vulcânico (VAG), de colisões graníticas (syn-COLG), presentes em placas graníticas (WPG) e granitos de placa oceânica (ORG). Tendendo uma maior concentração dos tipos VAG.

Desenho mostrando modelo genético para formação de intrusões de minério

Em ambiente colisional, a placa oceânica sofre subducção por diferença de densidade, onde ocorre fusão parcial desta, obtendo um magma, que acende e vai resfriando-se formando um granito profundo. A partir deste granito ocorre a formação de um corpo de minério de Molibdênio, granito monzonítico porfirítico e Granodiorito porfirítico, ambos aflorantes.

Área ll

Mapa geológico simplificado

Área com rochas formadas nas seguintes Eras:

  • Mesoproterozoica (1600 a 1000 Ma): Granulitos máficos. Supra cristais representado por calcita silicática, formação ferrífera, anfibolito, paragnaises metamórfica, moscovita xisto, hematita quartzitíca.

  • Rochas ígneas plutônicas representadas por sienogranitos e monzogranitos, tonalitos, granodioritos às vezes deformados.

  • Paleozoica para Mesozóica (252,17 Ma): Rochas sedimentares associadas a bacia do Parecis, representadas principalmente por arenito, arenitos arcoseanos, arcósio, conglomerados, tilitos, siltitos, calcários e diamictitos. Basaltos diabasicos e gabros.
  • Cenozoica (66 a 0,0117 Ma): Crosta lateritica, cobertura sedimentar indiferente constituida de areia, argila, gravaca, silte, crosta lateritica também a nódulos e pisolitos.
  • Depósitos aluvias, consistindo de areia, grauvaca, argila e silte.

Principais formas de regolito e seus respectivos perfis

Perfil AB: Crosta laterítica e horizonte desmantelado (virará solo). Contento crosta ferruginosa, horizonte saprolitico, zona manchada constituída por quartzo arenito e arenito arcósio. Perfil imaturo.

Perfil CD: Horizonte saprolitico parcialmente coberto por colúvio (detritos que se acumulam). Constituído por colúvio, horizonte saprolitico, rocha sã máfica/ultramáfica e paraderivados. Alguns sedimentos não consolidados, perfil caracterizado imaturo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.5 Kb)   pdf (181.3 Kb)   docx (18.5 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com