TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio Profissional Geografia

Pesquisas Acadêmicas: Desafio Profissional Geografia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/5/2014  •  3.035 Palavras (13 Páginas)  •  1.649 Visualizações

Página 1 de 13

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

POLO DE SÃO PAULO (SP) – CAMPUS MARTE (MR) UNIBERO

CURSO DE GEOGRAFIA

TULIO TADEU DE ARRUDA

RA - 8521892079

DESAFIO PROFISSIONAL

DISCIPLINAS DE EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE E ESTRUTURA E ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA.

TUTORA EaD RITA DE CASSIA MEDEIROS GOMES.

SÃO PAULO - SP

2014

Introdução

O trabalho a seguir, pretende mostrar que:

A educação escolar é o alicerce indispensável para o exercício pleno da cidadania.

A educação deve proporcionar o desenvolvimento humano, independente de cor, religião, raça e cultura, enfim livre de preconceitos, valorizando o multiculturalismo e a diversidade.

DESAFIO PROFISSIONAL:

A Escola Municipal Saber Conviver possui um Projeto Pedagógico Curricular que prima pelo respeito às diversidades e ao multiculturalismo. Prestes a promover uma homenagem aos familiares dos alunos à coordenação pedagógica e professores precisam desenvolvê-la de acordo com a proposta curricular da escola. Seu desafio é colaborar neste projeto com intuito de promover a diversidade e o multiculturalismo, tal como defendido pela esquipe escolar.

Objetivo do Desafio :

Analisar a legislação que ampara o respeito às diversidades culturais e avaliar as implicações práticas do multiculturalismo na construção do Projeto Pedagógico Curricular das escolas.

Produção acadêmica ( O que o aluno deverá realizar ao final da pesquisa):

Elaborar texto analítico da convergência entre as determinações legais relacionadas a valorização do multiculturalismo e as práticas instituídas comumente nas escolas.

Primeiro Passo-

Passo 1-

Imagine que você faça parte da coordenação pedagógica da Escola Municipal Saber Conviver e precisa apresentar aos professores os principais aspectos relacionados a diversidade e ao multiculturalismo observados no Projeto Pedagógico Curricular da escola.

Fazer um levantamento dos principais pontos presentes na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN 9.394/96), nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), nas Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica e nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana e no Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil que tratem da necessidade de observar a diversidade e o multiculturalismo nas escolas.

Documentos Principais aspectos abordados nos documentos relacionados ao respeito às diversidades e ao multiculturalismo.

Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN 9.394/96) O Brasil como pais multi-etnico e pluricultural, cabe garantir o direito de aprender sem obrigar o sujeito a negar a si mesmo ao grupo étnico-racial a que pertença e a adotar costumes que lhe são adversos.

Para conduzir suas ações, os sistemas de ensino terão como referência os principios a seguir:

- A igualdade básica de pessoa humana como sujeito de direito

- A compreensão de que a sociedade é formada por pessoas que pertencem a grupos étnicos-raciais distintos, com cultura e historia própria, igualmente valorizada e que em conjunto constroem na nação brasileira, sua historia.

- Ao Conhecimento e a valorização da historia dos povos africanos e da cultura afro-brasileira, na construção de nossa historia e cultura.

- À superação da indiferença, injustiça e desqualificação com que negros, índios, e pobres são comumente tratados.

- À desconstrução, por meio de questionamento e análizes críticas, objetivando eliminar preconceitos veiculados pelo mito da democracia racial, prejudicial a negros e brancos.

- À busca das pessoas, em particular de professores, não familiarizados com o estudo da historia e cultura afro-brasileira e africana, de informações que formulem concepções não baseadas em preconceitos, e construir ações respeitosas.

- Ao diálogo, para entendimento entre diferentes, tendo em vista objetivos comuns, visando a uma sociedade justa.

Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) As adaptações curriculares propostas pelo MEC/SEF/SEESP para educação especial, visam promover o desenvolvimento e a aprendizagem dos alunos que apresentam necessidades educacionais especiais, tendo como referencia a elaboração do projeto pedagógico e a implementação de praticas inclusivas no sistema escolar, flexibilizando o processo de ensino para atender as diferenças, identificando necessidades educacionais especiais, adotando currículos abertos e diversificados, flexibilidade na organização e funcionamento da escola e inclusão de professores especializados para favorecer o processo educacional.

Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. A consciência politica e histórica da diversidade que aponta a desconstrução do mito de democracia racial, eliminando conceitos, ideias, comportamentos e a superação da indiferença, injustiça e desqualificação do negro, entre outras. O fortalecimento de identidades e direitos, rompendo as imagens negativas atribuídas a negros e índios, o que leva a uma afirmação de identidade.

- Ações de combate ao racismo e discriminações, fomentando a troca de experiências entre educadores e educandos, para quebra de estereótipos e preconceitos.

- Os princípios propostos nas diretrizes apontam para mudança de mentalidade do individuo e das instituições, que passam a valorizar a diversidade que compõe nosso pais.

Referencial Curricular

Nacional para Educação

Infantil, Volume 1. O professor

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.8 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com