TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Determinando o tamanho do setor no Brasil

Pesquisas Acadêmicas: Determinando o tamanho do setor no Brasil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/10/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  926 Palavras (4 Páginas)  •  318 Visualizações

Página 1 de 4

As empresas de panificação e confeitaria estão muito presentes na vida dos brasileiros. Cada vez mais este setor incorpora novos formatos de atuação e atendimento aos clientes, indo muito além do pãozinho francês. Por outro lado, diferentes concorrentes têm incorporado os panificados em suas listas de produtos, ampliando o mercado e a disputa pelos clientes. O setor de panificação e confeitaria é o responsável direto pelo atendimento à população no consumo de panificados. E este segmento é composto quase totalmente por micro e pequenas empresas, já que aquelas de grande porte não conseguem a mesma penetração junto aos clientes, apesar de terem maior volume de faturamento. É grande o crescimento que a Panificação e Confeitaria vem passando. Atualmente, está entre os maiores segmentos industriais do país, relacionando-se com outros setores da economia e constituindo-se num importante gerador de empregos e distribuição de renda. A incorporação de novos produtos e serviços e mesmo o aumento da concorrência fez com que houvesse hoje diferentes perfis de lojas, cada um focado num modelo diferente de atuação. Percebe-se a consolidação de modelos de loja divididos em Escala Industrial e Processo Artesanal. Escala Industrial é aquela mais voltada para o atacado, com foco na fabricação de pães embalados e congelados. Panificação Artesanal engloba as padarias voltadas para a venda direta ao consumidor.

Dimensionamento do setor no Brasil:

O segmento de panificação e confeitaria no Brasil é composto na sua grande maioria de pequenas empresas muitas das quais de caráter familiar com capilaridade que a diferencia dos demais segmentos da economia atuando em todos os rincões do estado e do país independente do seu status econômico e social.

Pelas suas lojas passam diariamente no país cerca de 40 milhões de consumidores, ou seja, a média de frequência em padarias, está entre 700 e 800 clientes. A mão de obra direta empregada pelo setor no país é ao redor de 600 mil trabalhadores além de cerca de 37.700 mil pequenos, 11.800 médios e 2.250 grandes empresários além de 250 Industrias no universo de 52 mil empresas.

Oscilação do número de padarias:

Em 1984 estimava-se cerca de 42 mil padarias artesanais no Brasil. Em 1994 este número elevou-se para cerca de 60 mil e em 1997 caiu para cerca de 55 mil.

A variação na quantidade de padarias se deu por empreendedores investindo ou mudando de ramo e de um enorme contingente de desempregados por outros setores econômicos que tentaram encontrar neste segmento uma forma de buscarem renda para sustentação de suas famílias.

Para as indústrias de panificação e confeitaria de Mato Grosso do Sul, 2014 já começa com dificuldades. Passamos por uma fase em que os preços da nossa principal matéria-prima, o trigo, estão muito altos devido à escassez do produto na Argentina. Por problemas políticos, o governo argentino diminuiu ou quase acabou com o subsidio para o plantio de trigo e a plantação diminuiu muito, além disso, ainda teve o agravo do clima, que afetou em demasia a safra. Com isso, a opção foi a compra de trigo americano, que é cotado em dólar e que também disparou, encarecendo mais o produto. No Brasil o pouco trigo que se colhe quase não dá para a panificação, já que a maior parte vai para massas como macarrão. O resultado disso será uma desaceleração do segmento, principalmente, por causa da alta de custos que a panificação está experimentando. Para se ter uma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com