TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Determinando o tamanho da amostra

Ensaio: Determinando o tamanho da amostra. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/12/2013  •  Ensaio  •  300 Palavras (2 Páginas)  •  630 Visualizações

Página 1 de 2

Para ajudar a identificar padrões não-usuais de crescimento de bebês, precisamos construir uma estimativa de intervalo de confiança da circunferência média de cabeça de todos os bebês de dois meses de idade. Obtém-se uma amostra aleatória de 100 bebês, encontrando-se uma circunferência média de 40,6 cm. Supondo que o desvio padrão da população seja 1,6cm, ache uma estimativa de intervalo de confiança de 99% para a circunferência média de cabeça de todos os bebês de dois meses de idade.

2) Admitindo que o tempo T (em minutos) que um analgésico usado em odontologia demora a produzir efeito é bem modelado por , indique a probabilidade de, num doente escolhido ao acaso ( normal):

a)só produzir efeito após 3.2 minutos.

b)começar a produzir efeito antes de decorridos 2 minutos após administração.

c)qual o valor de tempo que separa os 10% que mais demoram a ter efeito dos demais.

3) Em uma amostra de 300 pessoas selecionadas aleatoriamente, revelou-se que 30 eram vegetarianas, construa um intervalo de confiança para a proporção da população que deve ser vegetariana, utilizando grau de confiança de 97%.

4) Os dados de perfil de audiência coletados no web site da ESPN mostram que o número de usuários do sexo feminino vem aumentando. Determine o tamanho da amostra necessário para estimar a proporção de mulheres que fazem parte da audiência da ESPN. A margem de erro não deve ser superior a 3% e o nível de confiança desejado é de 97%.

5)Suponhamos que se pretenda estimar a renda média por família numa grande cidade. Com base em informações passadas, admite-se que o desvio padrão das rendas das famílias é de $200,00. Qual deve ser o tamanho da amostra, a fim de que o erro de estimativa da renda média seja no máximo de $10,00, com grau de confiança igual a 96%?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com