TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dicionário Geográfico

Ensaios: Dicionário Geográfico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/10/2013  •  2.211 Palavras (9 Páginas)  •  566 Visualizações

Página 1 de 9

CENTRO EDUCACIONAL SESI

DICIONÁRIO GEOGRÁFICO

VOTORANTIM

2013

CENTRO EDUCACIONAL SESI

DICIONÁRIO GEOGRÁFICO

Trabalho realizado sob a

orientação da Profª Elisangela

na disciplina de Geografia

VOTORANTIM

2013

C

CIDADE - É uma área densamente povoada onde se agrupam zonas residenciais, comerciais e industriais. O significado de cidade (zona urbana, ambiente urbano) opõe-se ao de campo (zona rural). Cidade é a sede do município (cada divisão administrativa autônoma dentro de um Estado) a área onde existe concentração de habitantes. Cada Estado é composto por um conjunto de cidades, sendo que uma delas é a capital de Estado por abrigar a sede administrativa e ser o principal centro de atividades.

Uma cidade caracteriza-se por um estilo de vida particular dos seus habitantes, pela urbanização (infraestrutura, organização, serviços de transporte etc), pela concentração de atividades econômicas dos setores secundário, terciário etc. As atividades primárias (agricultura, pecuária) são desenvolvidas na zona rural. Entende-se o espaço urbano de um município delimitado por um perímetro urbano.

Para ser considerada cidade, é preciso ter um número mínimo de habitantes e uma infraestrutura que atenda minimamente as condições dessa população, mesmo que essa cidade seja dependente de outras que se localizem próximas a ela. Cidade é uma área densamente povoada onde se agrupam zonas residenciais, comerciais e industriais.

O significado de cidade (zona urbana, ambiente urbano) opõe-se ao de campo (zona rural). Cidade é a sede do município (cada divisão administrativa autônoma dentro de um Estado), a área onde existe concentração de habitantes

FONTE: www.google.com.br/imagens

CONURBAÇÃO - É um termo usado para designar um fenômeno urbano que acontece a partir da união de duas ou mais cidades/municípios, constituindo uma única malha urbana, como se fosse somente uma única cidade. A partir da unificação, as cidades envolvidas começam a utilizar de maneira conjunta os mesmos serviços de infraestrutura, formando uma malha urbana contínua. O fenômeno de conurbação ocorre quando as áreas rurais dos municípios vão sendo tomadas pelas edificações urbanas, desse modo, expande-se até “chocar” com outra cidade.

Conurbação é um processo geográfico de crescimento e unificação da malha urbana (e da borda limítrofe de urbanização) de duas ou mais cidades. A conurbação é responsável pela formação de regiões metropolitanas, mas não a única causadora. A cidade cresce e se expande, ampliando a sua presença além de seu perímetro urbano sobre aglomerados rurais e aproximando-se de cidades vizinhas. As cidades vizinhas passam a integrar a região metropolitana pelo processo de expansão e integração que desaparecem com os limites físicos que antes haviam entre as áreas antes distanciadas.

A conurbação é um fenômeno urbano que ocorre quando duas ou mais cidades se desenvolvem uma ao lado da outra, te tal forma que acabam se unindo como se fosse apenas uma. Um exemplo clássico de conurbação é aquele que aconteceu entre a cidade de São Paulo e os municípios vizinhos (Santo André, São Caetano, São Bernardo, Diadema e Guarulhos). Neste caso, a cidade de São Paulo cresceu tanto que acabou “encostando” nos municípios vizinhos, formando um aglomerado urbano conhecido como Grande São Paulo.

A conurbação pode apresentar efeitos negativos caso não ocorra um eficiente planejamento urbano, pois os problemas de uma cidade podem ser transferidos para as vizinhas.

FONTE: www.google.com.br/imagens

M

MEGALÓPOLE – O termo megalópole se aplica há um conjunto de regiões metropolitanas, cujo crescimento urbano acelerado leva o contato da área de influência de uma com as outras. Em outras palavras, as megalópoles são formadas pela conurbação de cidades populosas e com alto nível de urbanização. São grandes áreas urbanizadas que se estendem na região de influência de duas ou mais metrópoles. Entre as metrópoles, crescem cidades médias e pequenas, subúrbios residenciais e distritos industriais, áreas de agricultura intensiva de hortaliças e legumes ou bacias leiteiras. O conjunto da megalópole apresenta uma forte integração econômica e intensos fluxos de pessoas e mercadorias.

Megalópole seria o aglomerado (conurbação) de várias metrópoles ou regiões metropolitanas como, por exemplo, a faixa que se estende pela costa norte-americana desde Boston a Washington e compreende Nova York, Filadélfia e Baltimore, constituindo a maior megalópole do mundo.

Principais características das megalópoles: - Elevada concentração populacional; - Expressivo fluxo de habitantes entre os cidadãos das cidades que formam a megalópole; - Alto nível de integração econômica entre as cidades; - Forte circulação de mercadorias e serviços entre as cidades; - Sistemas de transporte que integram as diversas regiões das cidades; - Formação de pólos (industriais, comerciais e residências) que atraem moradores e investimentos privados; - Presença de processo de conurbação entre as cidades;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com