TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dinamicas Demograficas

Exames: Dinamicas Demograficas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/10/2013  •  845 Palavras (4 Páginas)  •  4.187 Visualizações

Página 1 de 4

Dinâmicas demográficas

As dinâmicas demográficas estabelecem, profundas alterações nas estruturas económicas, sociais e espaciais das regiões, face às suas implicações nas formas de ocupação e transformação do espaço e nos conflitos que se desenvolvem entre os diversos grupos, atividades e o meio que lhes serve de suporte. Assim, a população assume um duplo protagonismo no território, podendo ser concebida, por um lado, como um agente que organiza e transforma o espaço, com base nos seus bens materiais e imateriais e, por outro, como recurso desse mesmo espaço, que acaba por completar e dar conteúdo geográfico.

Matrizes culturais do Brasil

As matrizes naturais do brasil ocorreu através de vários grupos étnicos. A princípio o índio o Europeu e o Negro. Possuem traços naturais que se assemelham a idiomas, costumes, maneira de pensar, sentir e agir. Formando assim uma nova cultura.

Quando portugueses chegaram aqui a terra já era povoada por índios, após povoar o Brasil com Europeus, inicia a chegada de negros africanos. E hoje temos essa mistura de cultura e origens formando uma só cultura.

A transição demográfica

Consolidou-se a transição demográfica brasileira nos anos 80. Também nesse período registrou-se pela primeira vez um numeroso fluxo emigratório de mão-de-obra. A estimativa foi de que uma média de 1,3 milhões de brasileiros emigrou para o exterior durante esses anos.

Na segunda metade dos anos 60, transcorreu uma aceleração crescente durante as duas décadas seguintes, entre os anos de 1950 e 1960 resultou na redação do ritmo de crescimento da população uma média de 2,99%.

Dinâmicas sociais

A mudança é evidente através de interações de cada pessoa com outro social e como o conjunto afeta o indivíduo, estabelecendo um comportamento de comunicação global de assuntos inter-relacionados. Uma formas e convenções da dinâmica social são marcados pela história e, portanto, sujeitas a mudança permanente.

O resultado de dinâmicas de interação social, expressa graus sociais, estabelecendo campos de ação que são expressas através da diferenciação de status social. Na interação social, que primeiro estabelecer a camada social ou campo no qual a observar as pessoas e como elas influenciam uns aos outros e adaptar o seu comportamento para com os outros. Cada indivíduo está formando a sua identidade específica em interação com outros membros de seu campo social em que você tem que ser acreditado.

O trabalho e o mercado de trabalho

As relações de trabalho eram caracterizadas por meio de contratos formais realizados entre ‘patrões’ e ‘empregados’, que normalmente se colocavam em polos opostos numa elevada hierarquia. Quanto mais tempo o trabalhador ficasse em uma empresa, maiores eram suas chances de ‘fazer carreira’ e menor a possibilidade de ser rompido o vínculo trabalhista. Hoje a situação é bem diferente. O trabalhador de quais quer tipo de empresa depende da escolaridade e de bons conhecimento seja qual for a sua função.

Em outras palavras, as noções de trabalho, emprego, segurança social, tratadas quase como sinônimas, mudaram com o passar do tempo, em interação com a evolução da sociedade e das condições da produção. Assim como mudaram as realidades que se escondem por trás dessas noções.

São vários os fatores que, conjuntamente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com