TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Direitos Humanos E Cidadania

Dissertações: Direitos Humanos E Cidadania. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/8/2014  •  1.325 Palavras (6 Páginas)  •  467 Visualizações

Página 1 de 6

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

Atividade de avaliação a distância (AD)

Disciplina: Direitos Humanos e Cidadania

Curso:

Professor:

Nome do aluno:

Data:

Orientações:

 Procure o professor sempre que tiver dúvidas.

 Entregue a atividade no prazo estipulado.

 Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.

 Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

A partir da compreensão sobre Ética, Direitos Humanos e Cidadania obtida através do estudo das unidades de nossa disciplina, siga os procedimentos abaixo, para a elaboração da Avaliação a Distância.

Parte1

a) Pesquise em livros, revistas, jornais ou Internet, formas de violação dos direitos humanos.

b) Publique sua pesquisa na ferramenta exposição, não se esquecendo de inserir a fonte de pesquisa (referências).

Parte 2

c) Formule neste arquivo do Word, um texto (mínimo 30 linhas), cujo tema seja: “A importância do comportamento ético no processo de consolidação dos direitos humanos”, onde entre outros aspectos você deverá destacar:

- o conceito de ética;

- a diferença entre moral e ética;

- a relação entre educação e ética;

- as aplicações práticas da ética na esfera pessoal e social: valores, exercício da vontade, liberdade, punição, consciência;

- as aplicações práticas da ética na esfera profissional: ética empresarial, responsabilidade social, códigos de ética;

- os desafios e dificuldades no exercício do comportamento ético;

- a relação entre ética e direitos humanos;

- o direito natural e o direito positivo;

- as dificuldades de implementação dos direitos humanos na sociedade atual;

- a violação dos direitos humanos.

Parte 3

d) Para complementar seu trabalho, leia, analise e resuma as pesquisas disponibilizadas por você e por seus colegas na ferramenta exposição, trazendo para seu texto contribuições acerca das diversas formas de violação dos direitos humanos vivenciadas na atualidade.

DICA: Para aprimorar ainda mais sua argumentação, pesquise o tema em outras fontes (livros, revistas, Internet) além do livro didático, não se esquecendo de inserir as referências.

Após seu texto estar concluído, envie-o neste arquivo do Word, para o ambiente virtual.

Acompanhe a correção e feedback do professor na ferramenta Desempenho.

A IMPORTÂNCIA DO COMPORTAMENTO ÉTICO NO PROCESSO DE CONSOLIDAÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS

A ética é costume, modo de ser ou caráter. Área de estudo da filosofia que se propõe a pensar as ações humanas, seus princípios e normas,buscando distinguir entre o bem e o mal.Tudo o que fazemos cotidianamente, acaba sendo marcado por regras implícitas, normas, referências, valores e princípios que são parte tácita do mundo e comunidade na qual estamos imersos. Logo, a ética julga as relações humanas, conforme seu contexto histórico.

Quando a incoerência entre fala e prática permeia as ações humanas, de maneira que sua fala transpira princípios éticos, todavia sua prática não o revela, percebemos a inconsistência humana em, de fato, compreender e cultivar valores fundamentados na ética. Um exemplo disso é se um estudante hoje tem direito a uma carteirinha onde ele paga somente meia entrada, é claro: é um direito dele; não de um cidadão que já estudou, e tem a carteirinha que a amiga arranjou para que ele pudesse pagar meia entrada; o problema é que esta atitude produz falsidade ideológica, evasão fiscal, e crime contra a economia popular. Portanto, A frequência de ações assim são justificadas pelo senso prático, entretanto nem sempre o que é prático é o certo.

A educação prima pela formação de seus sujeitos éticos, livres que pelo

conhecimento têm dialeticamente avançado na ação de educar. É papel da educação ressaltar as normas em torno da conduta das ações futuras dos indivíduos. Pois, a ética discute a relação entre os valores morais e a conduta do homem, relacionando as condutas com a educação e a formação de futuras gerações. Os desejos são encarados como direitos pelos jovens, uma vez que os pais reforçam esta tendência fazendo todas as vontades de seus filhos, sem ensiná-los a importância ou a dificuldade de conseguir tal coisa. Logo, não valorizam. E na escola, a exigência para se ter os desejos cumpridos permanece, gerando conflitos sérios, ao ponto de o aluno colocar o dedo na cara do professor dizendo: "Sou eu quem pago o teu salário", como se a educação fosse uma relação estritamente comercial. A ação educativa, na escola e na família, mediada pela ética, amadurece a articulação do individual e coletivo.

Neste sentido que se é tão difícil garantir a aplicabilidade dos Direitos Humanos. A corrupção das práticas humanas, anti-éticas, acabam por desvalorizar e até mesmo desvirtuar nossos direitos individuais, de igualdade, liberdade e dignidade. Portanto, a formação de personalidades e comportamentos éticos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com