TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ECOSISTEMAS

Artigos Científicos: ECOSISTEMAS. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/3/2015  •  207 Palavras (1 Páginas)  •  334 Visualizações

ECOSISTEMAS

“Qualquer região natural que inclua organismos vivos e substâncias abióticas interatuando para promover uma troca de matéria entre as partes vivas e não vivas é um sistema ecológico ou ecossistema”. (Eugene P. Odum)

Ecossistemas são sistemas complexos formados por dois grupos de componentes: os organismos vivos (plantas, animais etc...) componentes da biota e os não vivos (abióticos).

Nos ecossistemas temos dois fluxos principais: o primeiro biogeoquímicos, este formado por elementos químicos, o segundo fluxo é o de energia, esse fluxo tem início com a fixação da energia solar na biomassa vegetal pela fotossíntese e sua transferência de níveis, até o homem, pela cadeia alimentar.

A dinâmica dos ecossistemas e sua capacidade de absorver as alterações que a ele são impostas, seja por força das atividades socioeconômicas da humanidade, seja por conta de acontecimentos naturais (como terremotos, alagamentos, furacões, etc.),é que em última análise, vão determinar a qualidade de vida na Terra. Assim a compreensão dessa dinâmica torna-se fundamental quando o assunto é sustentabilidadeA forma pela qual os sistemas naturais respondem a impactos, planejados ou não, depende de suas características de estabilidade.

Esses sistemas apresentam mais de um modelo de comportamento, porém, de forma geral, são capazes de absorver pequenas modificações, caracterizando o que chamamos de “Natureza Resiliente”.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com