TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EDUCAÇÃO E GEOCIÊNCIAS: UMA ANÁLISE SOBRE O CENÁRIO EDUCACIONAL NA GRANDE CUIABÁ

Por:   •  10/2/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.511 Palavras (7 Páginas)  •  197 Visualizações

Página 1 de 7

(linha simples

XVSGCO-127

,0)

EDUCAÇÃO E GEOCIÊNCIAS: UMA ANÁLISE SOBRE O CENÁRIO EDUCACIONAL NA GRANDE CUIABÁ

(linha simples 1,0)

Gustavo Gomes Pereira1, Lívia Halle Najm de Sá 2, Caiubi Emanuel Souza Kuhn 3, Rafael Marques Moreira 2, Kamilla Gomes Fernandes 2, Luiza Mendes Balboni 4, Bruno Henrique Dos Reis Lima 2

(linha simples 1,0)

1 Discente do Curso de Engenharia de Minas, Instituto de Engenharia, Universidade Federal de Mato Grosso;

2 Discente do Curso de Geologia, Faculdade de Geologia, Universidade Federal de Mato Grosso

3 Docente do Instituto de Engenharia, Universidade Federal de Mato Grosso

4Discente do Curso de Geologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

E-mail autor correspondente: gomes951@hotmail.com;

 (linha simples 1,0)

 (linha simples 1,0)

INTRODUÇÃO

O entendimento sobre a geodiversidade e geoconservação é fundamental para que um país tenha um desenvolvimento socioeconômico sustentável. As demandas da população, num contexto global onde o consumismo e interesses econômicos permeiam diariamente a vida das pessoas, torna necessário fazer com que cada individuo tenha compreensão dos impactos de suas ações. Nesse aspecto, o processo formativo através da educação formal tem uma importante função, Pires et al., (2016 pg. 3), comenta que:

 “para o educando ser formado pela escola como um ser crítico e participativo da sociedade, é fundamental que o mesmo conheça o espaço no qual convive, tanto em seus aspectos físicos como históricos, ambientais, socioculturais e políticos.”

 De fato, pensando sob a ótica de geoconservação, não há como desvincular a educação básica do papel de formadora de cidadãos conscientes, bem como instigar jovens a buscarem formação nas diversas áreas de geociências. Autores como Brilha (2009) e Pereira et al., (2008) abordam sobre a importância de políticas educacionais em Geoparques, exemplificando mais uma vez a relação entre Geoconservação com o processo educacional seja ele formal ou não. Este trabalho entrevistou alunos de seis escolas da grande Cuiabá, visando realizar uma análise sobre a percepção dos estudantes de ensino médio e ensino fundamental sobre geociências e as limitações de recursos naturais do nosso planeta.

METODOLOGIA

Foram aplicados questionários para estudantes do ensino fundamental segunda fase (6º ao 9º ano) e ensino médio (1ª a 3ª) de escolas de Cuiabá e Várzea Grande.  As respostas obtidas são auto declaratória, ou seja, apresentam uma percepção dos próprios estudantes sobre os temas abordados. Os questionários foram aplicados pela equipe do projeto Educação e Geociências.  

RESULTADOS E DISCUSSÃO

Foram aplicados ao todo 448 questionário, sendo que 141 (31,5%) para estudantes do ensino fundamental, 286 (63,8%) para estudantes do ensino médio e por fim, 21 (4,7%) foram considerados como outros. A pesquisa foi realizada em escola de Cuiabá e Várzea Grande. Observando apenas os estudantes do ensino fundamental e médio, foram aplicados 427 testes em seis escolas diferentes, listadas na tabela a seguir.

Tabela 1 – Escolas com questionários aplicados:

Escola

Nº    

Município

E.E. Francisco Alexandre Ferreira Mendes

163

Cuiabá/MT

CEJA Profª Almira Amorim e Silva

45

Cuiabá/MT

E.E. Profª Eliane Digigov Santana

101

Cuiabá/MT

Instituto Federal de Mato Grosso - IFMT

43

Cuiabá/MT

E.E. Victoriano Monteiro da Silva

2

Cuiabá/MT

E.E. Fernando Leite de Campos

73

Várzea Grande/MT

TOTAL:

427

Neste trabalho será discutida a respostas obtidas para duas perguntas aplicadas aos estudantes, sendo elas: 1) No Processo educacional, existe/existiu associação dos conteúdos de Geociências com a tua realidade (Figura 1)? 2) Em sua opinião qual a sua compreensão sobre as limitações de recursos naturais do nosso planeta (Figura 2)? O teor das perguntas busca realizar uma discussão sobre geociências e a maneira com que a temática está relacionada com o ensino e sociedade, uma vez que se assume que os estudantes hoje são multiplicadores de informação e no futuro, profissionais das mais diversas áreas.  Do público total de entrevistado 71,4% respondeu não a pergunta 1, enquanto somente 28,6% responderam sim.

[pic 2]

Figura 1. Respostas obtidas para a pergunta: No Processo educacional, existe/existiu associação dos conteúdos de Geociências com a tua realidade?

As respostas obtidas para a pergunta dois demonstra que mais de 21,9% dos estudantes se consideram com uma compreensão ruim ou péssima sobre as limitações de recursos naturais do nosso planeta, 49,3% acreditam que a compreensão é razoável e 28,7% acreditam possuem que possuem que o conhecimento adquirido permite uma compreensão muito boa ou boa.

[pic 3]

Figura 2. Respostas obtidas para a pergunta: Em sua opinião qual a sua compreensão sobre as limitações de recursos naturais do nosso planeta?

Os números permitem sugerir que ou os estudantes não conseguem compreender o significado do termo geociências e/ou não encontram associação entre os conteúdos de geociências que estão fragmentados principalmente nas disciplinas de física, química, Biologia e Geografia com a realidade vivida pelos indivíduos. Outros autores realizaram pesquisas para visualizar a forma como a sociedade enxerga conteúdos de geociências. Brilha., J (2004, p. 6) relata que:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)   pdf (327.9 Kb)   docx (144.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com