TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESCOAMENTO SUBTERRANEO

Trabalho Escolar: ESCOAMENTO SUBTERRANEO. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/9/2014  •  2.079 Palavras (9 Páginas)  •  3.015 Visualizações

Página 1 de 9

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 03

2 OBJETIVO 05

3 REVISÃO BIBLIOGRÁFICA 06

3.1 Reservatórios de Água Subterrânea(Aquíferos) 07

3.2 Poluição de Águas Subterrâneas 08

4 CONCLUSÃO 10

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 11

1 INTRODUÇÃO

A água é a substância mais abundante na superfície do planeta, participando dos seus processos modeladores pela dissolução de materiais terrestres e do transporte de partículas.

Sua importância na superfície terrestre é atestada ainda quando se comparam as áreas cobertas por água e gelo com a extensão do ambiente terrestre. Com um total de 70% da superfície do planeta coberta por água torna-se evidente o fato do nosso planeta ser chamado de planeta azul quando visto do espaço: é a cor da água.

É a água que mantém a vida sobre a Terra, pela fotossíntese, que produz biomassa pela reação entre gás carbônico e água. Vale salientar que, neste contexto biológico, praticamente 80% do corpo humano é composto por água.

Cerca de 21% da água doce disponível para o uso da humanidade encontra-se no subsolo, sob a forma de água subterrânea. No entanto por se tratar de um recurso invisível, a grande maioria das pessoas nunca levam em consideração, ficando a maior ênfase com as águas superficiais.

A água subterrânea corresponde à parcela mais lenta do ciclo hidrológico e constitui nossa principal reserva de água, ocorrendo em volumes muito superiores aos disponíveis na superfície. As águas subterrâneas ocorrem preenchendo espaços formados entre os grânulos minerais e nas fissuras das rochas, que se denominam aquíferos

As águas subterrâneas representam a parcela da chuva que se infiltra no subsolo e migram continuamente em direção às nascentes, leitos de rios, lagos e oceanos. Os aquíferos, ao reterem as águas das chuvas, desempenham papel fundamental no controle das cheias. Nos aquíferos, as águas encontram proteção natural contra agentes poluidores ou perdas por evaporação. A contaminação, quando ocorre, é muito mais lenta e os custos para recuperação podem ser proibitivos.

2 OBJETIVO

Relacionar a atuação dos escoamentos subterrâneos com a engenharia civil.

3 REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

As águas subterrâneas constituem o maior reservatório de água doce do planeta Terra. Elas ocorrem preenchendo espaços formados entre os grânulos minerais e nas fissuras das rochas, que se denominam aquíferos. Os aquíferos ao reterem as águas das chuvas, desempenham papel fundamental no controle de cheias. Nos aquíferos, as águas encontram proteção natural contra agentes poluidores ou perdas por evaporação.

As formações ou camadas da zona saturada nas quais se pode obter água, para uso proveitoso, são chamadas formações aquíferas, lençóis aquíferos, reservatórios de água subterrânea ou, simplesmente aquíferos. Um aquífero é uma unidade geológica saturada que fornece água a poços e nascentes em proporção suficiente, de modo que possam servir como proveitosas fontes de abastecimento.

Importância:

• Manutenção da umidade do solo.

• Abastecimento de rios e lagos.

• Uso múltiplo: Irrigação, calefação, abastecimento

• 51% do suprimento de água potável é originado de recursos hídricos subterrâneos (IBGE – Recursos Naturais e Meio Ambiente, 1998).

• Grande alcance social.

A água subterrânea se movimenta sob nossos pés e abastece rios e lagos, mesmo em períodos de estiagem. São imensos reservatórios de água armazenados entre grãos de areia, ou de silte, ou de argila, ou em fraturas e descontinuidades das rochas. Estes reservatórios se movimentam alguns centímetros por dia ou por mês, ou nem mesmo se movimentam. Recebem recargas das águas da chuva, que por infiltração lentamente vão reabastecer o reservatório. Por isso, a contaminação das águas subterrâneas é extremamente grave.

A remediação de uma contaminação, dependendo da extensão e do contaminante pode demorar anos, ou até mesmo gerações. São tecnologias em desenvolvimento que em grande parte são testadas sem apresentar resultados satisfatórios. Solução imediata para a água contaminada é parar de consumir a água, remover pessoas, animais do local, lembrando que sem água não há vida.Na superfície, as águas superficiais, normalmente interagindo com os aquíferos menos profundos, refletem sobre a vida biológica as condições do meio ambiente subterrâneo. A qualidade da vida em superfície se torna visivelmente enfraquecida. Atualmente uma minoria de pessoas está percebendo a gravidade da situação devido aos exemplos de ocorrências pelo mundo.

3.1- Reservatórios de Água Subterrânea (AQUÍFEROS)

As águas superficiais, provenientes essencialmente da pluviosidade, começam a infiltrar-se no solo por ação da gravidade e atingem a zona de saturação das formações geológicas subjacentes, onde se movimenta e onde pode ser armazenada, indo fazer parte das águas subterrâneas.

Denomina-se aquífero, uma formação geológica que permite a circulação e o armazenamento de água nos seus espaços vazios, possibilitando geralmente o aproveitamento desse líquido pelo ser humano de forma economicamente rentável e sem impactos ambientais perigosos.

Formação geológica subterrânea que armazena água e permite a sua circulação de forma a que a água possa ser extraída pelo homem em condições economicamente rentáveis e sem impactos ambientais negativos. Zonas de ocorrência da água em aquíferos freáticos:

• Zona de aeração ou não saturada: É a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com