TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação Geográfica

Seminário: Educação Geográfica. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/4/2014  •  Seminário  •  889 Palavras (4 Páginas)  •  382 Visualizações

Página 1 de 4

Primeiro ciclo

Se nos anos iniciais o objetivo principal é a alfabetização, a contribuição da Geografia é exatamente oferecer ao aluno a possibilidade de ler e escrever o mundo em que vive. A educação geográfica, desde os anos iniciais, introduz sua linguagem e conceitos específicos, a construção da noção de espaço, a construção da noção de espaço pelas crianças vai do espaço da ação, espaço vivido – passando pela construção do espaço representativo, chegando às relações espaciais topológicas, que são: vizinhança, separação, ordem, sucessão, envolvimento e continuidade; às relações projetivas: noção de direito-esquerda, frente/atrás, em cima, em baixo e ao lado, e ás relações euclidianas: distância, comprimento, superfície.

Estudar as manifestações da natureza presentes na paisagem local é o principal ponto de partida para a compreensão das relações entre sociedade e natureza, é importante que o professor quais as ideias e o conhecimento prévio dos alunos, sobre o lugar em que vivem, entre outros lugares e suas relações, o professor precisa superar a postura receptiva e reprodutiva, deve-se aplicar uma visão investigativa e de pesquisa, é por meio dela que o professor juntamente com seus alunos, poderão problematizar a realidade a partir de análise do espaço construído.

Pois se espera que ao final do primeiro ciclo, os alunos sejam capazes de:

• Reconhecer, na paisagem local e no lugar que se encontram inseridos, as diferentes manifestações da natureza e a apropriação e transformação dela pela ação de sua coletividade, de seu grupo social.

• Conhecer e comparar presença da natureza, expressa na paisagem local, com as manifestações da natureza presentes em outras paisagens.

• Reconhecer semelhanças e diferenças nos modos que diferentes grupos sociais se apropriam da natureza e a transformam, identificando suas determinações na relação de trabalho, nos hábitos cotidianos, nas formas de se expressar e no lazer.

• Conhecer e começar a utilizar fontes de informação escritas e imagéticas utilizando para tanto, alguns procedimentos, básicos.

• Saber utilizar a observação e a descrição na leitura direta ou indireta da paisagem, sobretudo por meio de ilustrações e da linguagem oral.

• Reconhecer no seu cotidiano, os referenciais espaciais de localização orientação e distância de modo a deslocar-se com autonomia e representar os lugares onde vivem e se relaciona.

• Reconhecer a importância de uma atitude responsável de cuidado com o meio em que vivem, evitando o desperdício e percebendo os cuidados que se deve ter na preservação e na manutenção da natureza.

Segundo Ciclo

O estudo da Geografia no segundo ciclo dá continuidade ao trabalho proposto no primeiro ciclo, desenvolvendo as habilidades e procedimentos, abordam as diferentes relações entre o espaço urbano e rural, seja ela social, cultural, ambiental, de comunicação e transporte, a tecnologia aparece como elemento de ligação do trabalho, tecnologia ligada ao homem e à sociedade que constrói aquela paisagem urbana ou rural,ela que pode aparecer explícita nas formas de trabalho utilizadas nas maneiras de construir as moradias, nos hábitos e costumes dos grupos sociais ou nas formas de lazer, modo de vida das populações, sejam elas urbanas ou rurais, tem o objetivo de:

• Reconhecer e comparar o papel da sociedade e da natureza na construção de diferentes paisagens urbanas e rurais brasileiras.

• Reconhecer semelhanças e diferenças entre os modos de vida

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com