TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Energia potencial gravitacional

Relatório de pesquisa: Energia potencial gravitacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/12/2014  •  Relatório de pesquisa  •  379 Palavras (2 Páginas)  •  497 Visualizações

Página 1 de 2

fasdaEnergia Potencial

É um tipo de energia que o corpo armazena, quando está a uma certa distância de um referencial de atração gravitacional ou associado a uma mola.

Existe uma forma de energia que está associada a posição, ou melhor, uma energia que fica armazenada, pronta para se manifestar quando exigida, esta forma de energia recebe o nome de Potencial.

Quando discutimos o conceito de trabalho, falamos sobre dois casos especiais: o trabalho do peso e da força elástica. Esses trabalhos independem da trajetória e conduzem ao conceito de uma nova forma de energia – Energia Potencial.

♦ Energia Potencial Gravitacional (EPG)

Devido ao campo gravitacional um corpo nas proximidades da superfície terrestre tende a cair em direção ao centro da Terra, este movimento é possível devido a energia guardada que ele possuía. Esta energia é chamada Potencial Gravitacional.

Para Calcular: Epg = m . g . h

cc

Estilo Texto Resumo – Arial 11 – mínimo de 150, máximo de 250 palavras. Espaço simples. Exemplo: Este artigo apresenta alguns resultados de discussões feitas na disciplina Escola, Professor e Novas Tecnologias, do PPGE, Programa de Pós-graduação em Educação, da UFPR, que direciona suas atividades e reflexões para melhor compreender conceitos relacionados à tecnologia e sua aplicação na educação. Propõem-se aqui alternativas de trabalho nas aulas de língua portuguesa com o objetivo de instrumentalizar o professor para a utilização das NTIC (Novas Tecnologias de Informação e Comunicação). Este estudo se justifica tendo em vista a necessidade de se agregarem as grandes possibilidades que a tecnologia oferece ao trabalho do professor. As atividades sugeridas têm o ciberespaço como fonte de pesquisa e instrumento apropriado para o ensino do português, sobretudo no que tange à ampliação de vocabulário, à ampliação do universo da leitura, à produção textual e ao trabalho com a oralidade. As atividades propostas são embasadas pelos PCN e por reflexões de estudiosos que discutem o ensino de língua portuguesa, tais como FIORIN & SAVIANI (2002), KLEIN & CAVAZOTTI (2006), GOMES ( 2007), CAGLIARI (2008), bem como de autores que abordam temas relacionados à mudança na relação com os saberes, provocada pelas NTIC (Novas Tecnologias de Informação e Comunicação), tais como LEVI (1999), VOSGERAU (2007) e BRITO & PURIFICAÇÃO

♦ Energia Potencial Elcccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccástica (EPE)

Ao esticarmos ou comprimirmos uma mola ou um elástico, sabemos que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com