TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Energias Renovaveis

Ensaios: Energias Renovaveis. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/2/2014  •  460 Palavras (2 Páginas)  •  403 Visualizações

Página 1 de 2

Energia Eólica e Solar

Fontes de energia alternativas derivam do meio ambiente natural. São obtidas de fontes inesgotáveis, ao contrário dos combustíveis fósseis. Sua importância está principalmente no fato de fornecer energia de forma limpa, com menor incidência de danos ao meio ambiente. Além disso, elas reduzem a dependência de fontes de combustível estrangeiras e nucleares.

Energia eólica

Energia gerada com a utilização dos ventos, que transforma energia cinética em energia elétrica. Os ventos são originados pelo aquecimento da superfície terrestre. Há indícios que aponta a utilização desse tipo de energia desde 4.000 a. C. O movimento de hélices localizadas em áreas abertas gera a energia elétrica.

O Brasil tem grande potencial eólico concentrado nas regiões litorâneas e no nordeste. Os tipos de tecnologia utilizados para a produção de energia eólica são os moinhos de vento, aeromotores, turbinas eólicas ou aerogeradores (transformam energia cinética em energia mecânica ou elétrica). É uma energia renovável e limpa e não causa tanto impacto ambiental, mas ainda é pouco utilizada.

A quantidade energia disponível varia de acordo com as estações do ano e o horário. O aspecto do solo também influencia na velocidade do vento. A quantidade de eletricidade depende de quatro fatores: quantidade de vento que passa na hélice, diâmetro da hélice, dimensão do gerador e o rendimento do sistema. Os países exploradores de energia elétrica são os Estados Unidos, Dinamarca e Alemanha. No Brasil, há parques eólicos no Rio Grande do Sul, e em Macau no Rio Grande do Norte.

Energia Solar

A energia solar é uma das opções para energias alternativas e é uma fonte de energia renovável e limpa. A obtenção da energia solar ocorre de forma direta ou indireta. Na forma direta, a obtenção é por meio de células fotovoltaicas que são feitas em sua maioria de silício. A luz solar, ao atingir as células, é convertida em eletricidade. Porém, o custo das células fotovoltaicas é elevado. O processo ocorre quando os fótons (energia que o Sol carrega), do efeito fotovoltaico, incidem sobre os átomos, causando a emissão de elétrons que gera corrente elétrica.

Na forma indireta, é necessária a construção de usinas em extensas áreas de insolação e, nesses locais, são espalhados diversos coletores solares. A energia solar não é tão utilizada, pois os custos são altos para obter energia e, dessa forma, ainda será necessário mais desenvolvimento e eficiência para diminuir os custos.

A energia solar não apresenta nenhum índice de poluição; entretanto seu custo de instalação é muito alto e somente funciona bem em áreas ensolaradas.

Em muitos estados brasileiros, a energia solar já é convertida para o aquecimento de água nas residências e no comércio. Há um programa de desenvolvimento de fontes alternativas, o Prodeem (Programa de Desenvolvimento Energético de Estados e Municípios), que visa atender comunidades distantes de redes elétricas convencionais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com