TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Engenharia

Dissertações: Engenharia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/3/2015  •  517 Palavras (3 Páginas)  •  259 Visualizações

Página 1 de 3

O guindaste de torre (grua) se caracteriza pelo fato da lança ser suportada por uma estrutura metálica vertical denominada “torre”. A característica básica que torna possível a denominação “grua” é a existência de uma lança (horizontal, inclinada ou articulada), que é suportada por uma torre vertical metálica (fixa ou giratória).

Existem vários tipos de gruas, sendo que estas se classificam como Gruas Fixas, Gruas Móveis e Gruas Fixa-Móveis. No mercado brasileiro, as gruas fixas existentes são do tipo: grua fixa com chumbadores de base, com contrapeso de base e por fim, a ascensional. Já as móveis se classificam como: Grua móvel sobre trilhos e auto montante. Já as fixa-móveis podem ter base fixa ou base móvel, que são as gruas do tipo Topless e com lança retrátil.

Cada equipamento tem suas aplicabilidades específicas e limitações, e sua escolha irá depender do tipo de carga que será movimentada; Nas obras imobiliárias, por exemplo, a grua mais utilizada é a do tipo fixa com chumbadores de base, isso devido à sua limitação de altura, que é bem mais ampla do que a grua do tipo móvel. Já em obras como plataformas de petróleo, como não há uma necessidade de uma grande amplitude de altura e sua forma de movimentação de carga, geralmente, é utilizado a grua do tipo lança basculante.

O maior objetivo da utilização de gruas é a racionalização do transporte de materiais e componentes no canteiro de obras. Sua grande eficiência na movimentação de cargas é a possibilidade de transporte horizontal e vertical, além da sua capacidade de movimentação de materiais de grandes proporções.

2 OBJETIVO

Projetar, construir uma grua, e calcular, a partir de suas dimensões, o seu equilíbrio para avaliação da atividade do 4° semestre.

3 MATERIAIS

Os materiais utilizados para a construção da grua:

• Madeira do tipo MDF

• Cola de madeira

• Autocad 2014

• Máquina de corte a laser para MDF

• Chumbo para contrapeso

3 ETAPAS DA CONSTRUÇÃO

Para a construção da grua feita de madeira foram utilizadas 7 etapas :

Primeira etapa  Desenhar no programa Autocad 2014 o formato das peças da grua ;

Segunda etapa  Pegar a madeira escolhida (Madeira Tipo MDF) e levar ela para a sala de mecânica da Anhembi Morumbi onde possui a máquina de corte a laser ;

Terceira etapa  A madeira e colocada na máquina, primeiro ocorre o desenho da peça, conforme foi desenhada no programa Autocad com suas respectivas medidas;

Quarta etapa  Nesta etapa ocorre o processo de corte da peça desenhada ;

Quinta etapa  Na quinta etapa, após estar pronto o processo de corte da peça desenhada ,ocorre a parte de montagem da coluna da grua. A colagem da coluna foi feita através de uma cola específica

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com