TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Escola Bbt Reforma Filial

Artigo: Escola Bbt Reforma Filial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/11/2013  •  272 Palavras (2 Páginas)  •  329 Visualizações

Página 1 de 2

Da análise, ainda que limitada, de estudos relacionados ao controle químico-mecânico da placa bacteriana, pode-se concluir que:

1. A colocação do aparelho ortodôntico fixo proporciona superfícies adicionais que favorecem a retenção de resíduos alimentares e dificultam a escovação dos dentes, propiciando ou aumentando o acúmulo de placa bacteriana e a inflamação gengival.

2. O controle Químico-Mecânico da placa bacteriana com dentifrício à base de Triclosan demonstra ser um método eficaz na redução da placa dentária bacteriana supra-gengival, sangramento gengival e da gengivite marginal.

3. Os principais recursos preventivos para controlar a placa bacteriana em pacientes sob tratamento ortodôntico fixo são a escovação motivada e o uso do fio dental.

4. Os vários agentes químicos são úteis como coadjuvantes, não podendo jamais substituir o uso da escova dental e do fio dental.

5. A educação, a motivação do paciente, o uso do flúor, são fundamentais para o estabelecimento de um protocolo de atendimento preventivo do paciente com aparelho ortodôntico fixo, no intuito de prevenir a cárie dentária e a doença periodontal.

Baseado no que foi descrito quanto ao controle químico-mecânico da placa, a higiene bucal deve ser um fator de primordial importância durante a terapia ortodôntica. Muitos ortodontistas não conseguem uma resposta satisfatória de seus tratamentos, em virtude de não se preocuparem com o estado de saúde gengival de seus pacientes, pois muitas vezes, comprometem a estabilidade do tratamento. É portanto de responsabilidade do ortodontista o espírito crítico no sentido de escolher o que deve utilizar para diminuir o acúmulo de placa bacteriana como também prevenir a atividade cariogênica em pacientes submetidos ao tratamento ortodôntico com aparelhos fixos, buscando assim, manter uma saúde bucal mais favorável e controlada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com