TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Espanha

Trabalho acadêmico: Espanha. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/9/2014  •  Trabalho acadêmico  •  2.660 Palavras (11 Páginas)  •  312 Visualizações

Página 1 de 11

1. Introdução

Este é um trabalho elaborado pelos alunos do primeiro semestre do curso de logística da Faculdade Anhanguera.

Abordaremos um breve histórico da Espanha, citando seus aspectos geográficos, sua história, pontos turístico, política, economia, religião, infraestrutura logística e modal.

Por ser um dos principais países da Europa, será apresentada uma análise de sua logística destacando seus pontos fortes, modais e como isso influencia o desenvolvimento do país.

Com base nas informações adquiridas em pesquisas realizadas, apresentaremos seu destaque dentro do continente europeu no ramo logístico.

2. História

Os primeiros povos da Espanha foram os Iberos, o que originou o nome de Ibérica à Península. Posteriormente, na comunidade Galiza, surgiram os Celtas, que se juntando aos Iberos tornaram-se os Celtiberos. Também fizeram parte da história do país os Fenícios, os Gregos e os Cartagenos. Os Fenícios ocuparam a costa peninsular oriental e fundaram Gadir (Cádis), Malaca (Málaga) e Abdera (Adra, atual província de Almería).

Roma conquistou Hispânia e permaneceu neste território por cinco séculos, mas com a queda do seu império, os Visigodos apoderaram-se da Península, adotando assim a língua latina e a religião católica.

Já no século VIII, os Mouros invadiram todo o território de Hispânia e mais tarde no século IX, os Cristãos reconquistaram Aragão, Leão, Navarra e Catalunha.

Após as Invasões Francesas, Napoleão Bonaparte invadiu o território espanhol e José Bonaparte tomou o poder. Até 1830, a Espanha havia perdido a maior parte de suas colônias no continente.

Neste período Isabel II subiu ao poder ainda menor de idade, auxiliada por mãe, e teve um reinado conturbado. O seu tio D. Carlos queria também o reinado e assim surgiu a Primeira Guerra Carlista.

Entre os anos de 1873 e 1874 foi proclamada a República, mas acabou imediatamente abolida. O pronunciamento feito por Martinez Campos devolveu o trono a Afonso XII, filho de Isabel II e o mesmo foi sucedido pelo filho Afonso XIII. Nessa monarquia explodiu a rebelião de Cuba (1895), seguida da guerra hispano-americana (1898), que tirou da Espanha os últimos restos do seu Império Colonial.

O nome oficial do país é Reino da Espanha, sua moeda é o Euro, o tipo de governo é Monarquia Parlamentarista. O país assim como todos os outros tem símbolos nacionais, sendo eles: a bandeira o brasão e o hino que é um dos poucos que não tem letra.

Devido à sua localização geográfica, o território Espanhol foi sujeito a muitas influências externas, desde os tempos antigos até quando a Espanha se tornou um país. Por outro lado, também foi uma importante fonte de influência para outras regiões, principalmente durante a Era Moderna, quando se tornou um grande império, espalhando o idioma para mais de 400 milhões de pessoas pelo mundo.

Conforme citado acima o país é uma democracia organizada sob a forma de um governo parlamentar sob uma monarquia constitucional. É um país desenvolvido com um dos PIB mais elevado do mundo e o padrão de vida espanhol é também elevado, possui o 23º melhor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do mundo. O país também é membro das ONU, da União Europeia (UE) e também da OTAN.

3. Geografia

Localizada na Europa, sua população de aproximadamente 46 milhões de pessoas, sua área é de 505.954 Km², faz fronteira com o Golfo de Biscaia, a França e Andorra, e Portugal, em extensão territorial, é o quarto maior país no continente europeu, é importante citar que 88% da fronteira espanhola são com água e os outros 12% com terra.

Possui também as Ilhas Canárias, no Atlântico e as Ilhas Baleares, no Mediterrâneo, Ceuta e Melilla e algumas outras ilhas em Marrocos.

A Espanha é caracterizada por várias planícies, ou seja, uma grande área geográfica com pouca variação de altitude, possui também várias montanhas onde destacam os Pirinéus que se estende por 435 km e a Serra Nevada e o ponto mais alto do país fica nas Ilhas Canárias, em Tenerife e tem 3718 metros de altitude.

Panorama do Parque Nacional Picos da Europa

Na hidrografia destaca-se como principais rios da Espanha o Tejo o Douro, o Guadiana, estes três passam por Portugal antes de desaguar no país, podemos citar ainda o Ebro e o Guadalquivir.

3.1 Clima e meio-ambiente

A Espanha possui um clima variado ao longo de todo seu território. É predominante o tipo mediterrânico por quase toda a sua extensão.

Já no interior, o clima é mais extremo, passando a ser do tipo clima mediterrânico continental, que é predominante em quase toda a península, ou seja, temperaturas altas no verão, baixas no inverno e precipitações irregulares isto dependendo da posição geográfica.

Desde o ano de 1996 o índice de emissões de CO2 elevou notavelmente no país, contrariando os objetivos do Protocolo de Quioto sobre emissões geradoras do efeito estufa, na época o secretário geral da ONU, solicitou à Espanha uma maior iniciativa na luta contra a mudança climática.

Durante sete anos da década de 80 e cinco da década de 90 o clima foi considerado seco ou muito seco. A mudança climática prevê gravíssimos problemas meio ambientais, agravando as características mais extremas do país.

4. Pontos Turísticos

Uma das principais bases da economia da Espanha é o turismo. A diversidade de costumes, as características na cultura, gastronomia e também no clima são os principais fatores que destacam o país entre os mais visitados da Europa. Em 2013, mais de 60,4 milhões de turistas estrangeiros visitaram o país fazendo dele o terceiro mais visitado do mundo ficando atrás apenas da França e Estados Unidos da América.

Barcelona é a cidade mais visitada, ocupa a 10ª colocação entre as mais visitadas do mundo, recebe mais de oito milhões de turistas por ano, seguidas por Madrid, Sevilla e Valencia.

A capital Barcelona é conhecida como centro de design e arquitetura catalã, possui um dos mais importantes portos mediterrâneos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.3 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com