TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Guerra Civil em Espanha

Resenha: Guerra Civil em Espanha. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/11/2013  •  Resenha  •  268 Palavras (2 Páginas)  •  504 Visualizações

Página 1 de 2

A principal imagem existente sobre os horrores da Guerra civil espanhola (1936-1939) é o quadro Guernica, pintado por Pablo Picasso em 1937. A produção artística do pintor espanhol causou comoção da opinião pública internacional por retratar as ações militares desencadeadas pelas forças do General Franco contra as populações que habitavam o território espanhol

A encomenda desta obra foi feita a Pablo Picasso em janeiro de 1937 pelo governo republicano oficial que pretendia uma pintura que pudesse figurar no pavilhão da República Espanhola na Exposição Internacional de Paris desse ano e que, como tal, tivesse grandes dimensões e impacto estético. Após o bombardeamento de Guernica, decidiu- se por um tema mais universalista e de vocação social ou humanitária. Desta forma, o painel elaborado foi inspirado no terrível bombardeamento desta vila basca, ocorrido no mesmo ano de produção da obra do pintor. Desenvolvendo franca simpatia pela causa dos republicanos, as produções artísticas deste período vão refletir aconjuntura social, abandonando preocupações individuais de sentido estético ou linguístico ligadas ao ambiente asséptico e experimental do atelier e brutal representação de um dos mais constantes e cíclicosdramas humanos: a guerra brutal, a violência gratuita e a destruição irracional.

A idéia de luta que se expressa na materialidade de Guernica realçando dois elementos contraditórios e antagônicos: vida e morte. A idéia de sofrimento humano, ele representa a atrocidade das vidas estilhaçadas, corpos revirados do avesso. O Guernica se fundamenta na qualidade de uma imagem ou "texto não verbal" que pretende transmitir em essência as idéias de morte, destruição, ruptura, caos, catástrofe, angustia, e sofrimento. A obra de Picasso é um grito contra a violência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com