TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo Do Meio

Monografias: Estudo Do Meio. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2014  •  485 Palavras (2 Páginas)  •  345 Visualizações

Página 1 de 2

Estudo do Meio

O estudo do meio permite que a criança tenha contato com a realidade que não está nos livros. Lugar de criança não é só na escola, mas também nas ruas, museus, teatros, e na natureza: Assim colocamos em prática o que é ensinado em sala de aula, desta forma o aluno desenvolve sua própria visão de mundo.

“O estudo do meio permite que a criança entre em contato com certas dimensões da realidade que não estão nos livros.’’(Nídia Nacib Pontuschka)

Planejamento

Passeio a algum parque ecológico na cidade, para estudar melhor as diferenças entre a cidade que vive, com direito a piquenique.

Realização

Saída da escola com destino ao parque, no caminho o professor deve incentivar os alunos a observar o seu próprio meio desde a saída da escola até a chegada ao parque, mostrar as casas, ruas, sinalizações, etc. Fazer comparações entre casas, edifícios, ruas asfaltadas e não asfaltadas, com morro sem morro, assim permitindo que o aluno conheça o espaço e se reconheça no mesmo.

Levantamento de hipótese

Despertar o interesse das crianças, falando sobre o assunto e que podemos encontrar certos insetos ou animais, assim despertando o conhecimento cientifico, esses assuntos podem ser resolvidos, no passeio ou depois em sala de aula, o importante é inserção do mesmo para despertar a capacidade reflexiva e crítica.

Retomada do Conteúdo em Sala

Fazer com que os alunos aprendam a interagir em grupo, fazer uma roda de perguntas, acho interessante que as perguntas sejam feitas e respondidas oralmente,para assim analisar as aprendizagens e ficar a par do que realmente passa na cabecinha deles, perguntas como:

• Vocês viram quais insetos, animais?

• Há mais bairro no bairro de vocês ou no parque?

• Existem mais casas ou prédios onde vocês moram?

• As ruas do seu bairro estão limpas?

• Você sabe quais dias da semana passa o lixeiro?

• Sua mãe separa os recicláveis?

• Há animais abandonados pelas ruas?

• O que você viu no parque que mais te chamou a atenção? (perguntar um por vez)

Esse estudo pode ser trabalhado em outras matérias, como português, ciências e artes.

Rumo à independência

Incentivar os pais a pedir sugestões aos filhos na hora de montar o lanche do passeio, assim construindo princípios de independência nos pequenos.

Custo do Passeio

È interessante informar aos pais sobre o mesmo com bastante antecedência, para que os mesmos possam se organizar em seu orçamento, tornando possível que todos os alunos possam participar.

Preocupação dos pais

Para evitar esse problema o ideal é uma conversa entre pais, professores e direção da escola antes da chegada do passeio, informar os benéficos desse estudo para o desenvolvimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com