TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudos disciplinares V

Por:   •  9/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  561 Palavras (3 Páginas)  •  609 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução:

        A interdisciplinaridade é uma proposta inovadora e muito importante para o ambiente escolar, pois pode dar um novo significado aos conteúdos aprendidos pelos alunos ao notarem que todas as ciências podem contribuir para o conhecimento. Não diferente desse processo, temos a Literatura aliada a Geografia.

Desta forma a literatura oportuniza o encontro da arte com a ciência, permitindo dessa forma a construção de um conhecimento cientifico. Além disso, permite ao leitor imaginar vários cenários e ideias levando o à busca de um embasamento teórico para determinado fato a fim de conhecer o fundamento e a originalidade de algumas obras. Portanto, a partir do texto literário é possível abrir caminhos para pesquisas no campo geográfico.  

Desenvolvimento:

Na Obra Morte e vida Severina, de João Cabral de Melo Neto, é possível perceber a geografia presente, por meio da riqueza de detalhes que o autor utiliza ao descrever o sertão nordestino: a seca, a caatinga, a monocultura, a vegetação, a hidrografia e a difícil jornada de Severino até chegar a zona da mata. O texto é de cunho literário formado por versos e possui características narrativas, porém, sabe-se que literatura é ficção, mas por meio dela, é possível compreender os vários aspectos da vida humana. Partindo dos fatos vividos e sentidos pelo eu lírico, percebe-se a relação existente entre o homem e o seu espaço geográfico e social.

Na obra Os sertões, de Euclides da Cunha, também é possível fazer uma reflexão a respeito dos aspectos geológicos e topográficos das regiões que estão entre o Rio Grande do Norte e o sul de Minas Gerais, e em especial a bacia do rio São Francisco. A obra retrata a Guerra de Canudos e os acontecimentos dessa guerra, que diminuiu a população de Canudos, permitindo um estudo geográfico da região, pois o autor descreve detalhadamente as particularidades do sertão, falando sobre a seca, das causas da mesma, da destruição causada pelo homem. Fala ainda dos desertos, da erosão, e do ciclo das secas, levando o leitor a um trajeto do sudeste, ao sertão.

Por meio destas obras pode-se fazer uma reflexão dos aspectos geográficos das regiões citadas, a partir de um contexto histórico, pois apesar da literatura ser ficção, ela possui, sobretudo, a verossimilhança, ou seja, ela se assemelha ao real, e por isso tem também função de historiar fatos e acontecimentos que por vezes são muito antigos, mas vivos ainda hoje por meio das obras literárias. Além disso, leva o leitor a lugares que ele nunca pisou, permitindo o perceber o clima, o cenário, e outros fatores geográficos de vários lugares do mundo.  

        

Conclusão:

A partir da literatura do Nordeste começa uma valorização do Brasil regional que mereceu, e merece hoje, a atenção dos maiores críticos literários. Desde o Romantismo até a última fase do Modernismo, a representação do meio rural do sertão e dos seus habitantes torna-se central e algumas personagens acabam por se fixar no nosso imaginário. Estudando a figura do sertanejo, percebermos como ela muda na fisionomia e na psicologia, passando de “herói” para “anti-herói”, conforme ao mudar do espírito do tempo em que os romances aqui escolhidos foram escritos. O conceito de Literatura de Nordeste nasce acompanhado por uma reflexão sócio-política que é expressão do espírito da época em que as primeiras obras nordestinas foram produzidas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (63.1 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com