TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Eta E Ira

Pesquisas Acadêmicas: Eta E Ira. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/9/2013  •  339 Palavras (2 Páginas)  •  514 Visualizações

Página 1 de 2

A organização Euskadi Ta Askatasuna (basco para Pátria Basca e Liberdade), mais conhecida pela sigla ETA, é um grupo terrorista, de ideologia independentista marxista-leninista e revolucionária, que pratica a luta armada como meio para conseguir a independência dos estados francês e espanhol (Euskal Herria).

É classificado como um grupo terrorista pelos governos da Espanha, França, pela União Européia, pelo governo dos Estados Unidos e pela Anistia Internacional. O seu símbolo é uma serpente enrolada num machado. Foi fundada por membros dissidentes do Partido Nacionalista Basco. Durante a ditadura franquista, contou com o apoio significativo da população por ser considerada uma organização de anti-regime. Foi perdendo apoio público após o processo de democratização em 1977. Seu lema é Bietan jarrai, que significa seguir nas duas, ou seja, na luta política e militar.

Mais: http://pt.wikipedia.org/wiki/ETA

O Exército Republicano Irlandês, mais conhecido como IRA (do inglês Irish Republican Army), é um grupo paramilitar católico que intenciona que a Irlanda do Norte se separe do Reino Unido e seja reanexada à República da Irlanda. Faz uso de métodos tidos como terroristas, principalmente ataques à bomba e emboscadas com armas de fogo. Tem como alvos tradicionais os protestantes, políticos unionistas e representantes do governo britânico. O IRA tem ligações com outros grupos nacionalistas irlandeses e um braço político: o partido nacionalista Sinn Fein. Em mais de duas décadas de luta armada, o grupo foi responsável por mais de 3500 mortes.

A principal razão IRA pela qual lutava era pela igualdade religiosa, visto que 75% da população norte-irlandesa era protestante e o pouco que restava, católica, o que fazia que houvesse uma desigualdade e preconceito entre as religiões. Como os protestantes eram maioria, decidiam candidaturas políticas, plebiscitos, entre outros, impedindo que a vontade católica se manifestasse.

Em 28 de Julho de 2005, o IRA anuncia o fim da "luta armada" e a entrega de armas. O processo de entrega de armas terminou em 26 de Setembro de 2005. Todo o processo de desmatelação do armamento, foi orientado pelo chefe da Comissão Internacional de Desarmamento, o general canadense John de Chastelain.

http://pt.wikipedia.org/wiki/IRA

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com